Novo Nordisk

CNBC Ações da Novo Nordisk sobem após lucro acima do esperado e aumento nas vendas do Wegovy

Mundo

Indústria da China em alerta: lucro do setor cai 10%

Publicado 27/11/2024 • 10:30

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A queda nos lucros industriais da China são um sinal de que as medidas de estímulo de Pequim ainda não conseguiram reverter a queda nos ganhos das empresas.
  • Em setembro, a queda havia sido de 27,1%, a maior desde março de 2020.
  • Os lucros industriais são um indicador importante da saúde financeira das fábricas, minas e serviços de utilidade pública na China.

Os lucros industriais da China caíram 10% em outubro em relação ao ano anterior, em mais um sinal de que as medidas de estímulo de Pequim ainda não conseguiram reverter a queda nos ganhos das empresas.

Isso ocorreu após uma queda de 27,1% em setembro, a maior desde março de 2020. Os lucros industriais são um indicador importante da saúde financeira das fábricas, minas e serviços de utilidade pública na China.

Desempenho acumulado e pressões deflacionárias na China

Nos primeiros dez meses do ano, os lucros das empresas industriais chinesas diminuíram 4,3% em relação ao ano anterior, informou o Escritório Nacional de Estatísticas em um comunicado na quarta-feira (27). Isso se compara a uma queda de 3,5% nos primeiros nove meses.

Dados recentes indicam que as últimas medidas de estímulo de Pequim já ajudaram alguns setores da economia, mas não o suficiente para compensar as pressões deflacionárias persistentes. Veja:

  • O índice de preços ao consumidor da China em outubro subiu mais lentamente do que o esperado, aumentando 0,3% em relação ao ano anterior, marcando o menor aumento desde junho.
  • Enquanto isso, o índice de preços ao produtor caiu 2,9% no ano, mostrando que a deflação se aprofundou em relação à queda de 2,8% no mês anterior.
  • A produção industrial do país também cresceu mais lentamente do que o esperado. Entre os investimentos em ativos fixos, o setor imobiliário caiu 10,3% no ano até outubro, uma queda mais acentuada do que os 10,1% observados no período até setembro.

Vendas no varejo e taxa de desemprego na China

Por outro lado, as vendas no varejo em outubro superaram as expectativas com um crescimento de 4,8% em relação ao ano anterior, e a taxa de desemprego caiu para 5%, abaixo dos 5,1% de setembro.

Desafios econômicos e previsões futuras

A segunda maior economia do mundo cresceu em seu ritmo mais lento no terceiro trimestre desde o início de 2023, enfrentando um consumo doméstico fraco e uma prolongada crise no setor imobiliário.

Desde o final de setembro, as autoridades chinesas intensificaram os anúncios de estímulo para sustentar a economia em dificuldades e alcançar a meta de crescimento do governo de “cerca de 5%”.

Expectativas para o setor manufatureiro

A China está programada para divulgar seu índice oficial de gerentes de compras do setor manufatureiro para novembro no sábado (30). O PMI oficial deve ser de 50,3, de acordo com uma pesquisa da Reuters com economistas, uma expansão ligeiramente maior do que os 50,1 de outubro.

Uma leitura acima de 50 indica expansão na atividade, enquanto uma abaixo desse nível sugere contração.

ÚLTIMOS VÍDEOS

TOP VÍDEOS