Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Conheça Sophie Adenot, a segunda francesa a viajar ao espaço
Publicado 13/02/2026 • 14:40 | Atualizado há 1 hora
EXCLUSIVO: Amazon AWS anuncia aporte de mais de R$ 1 trilhão para acelerar era da Inteligência Artificial
A divisão de carros elétricos da Xiaomi conseguiu destronar a Tesla na China — pelo menos em janeiro
Índia aprova compra bilionária de caças Rafale às vésperas de visita de Macron
Baidu libera acesso à IA OpenClaw antes do Ano-Novo Lunar chinês
Waymo ativa 6ª geração de robotáxis e amplia aposta global
Publicado 13/02/2026 • 14:40 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
Flickr
Sophie Adenot
Nessa sexta-feira (13), Sophie Adenot realizou o sonho de infância e tornou-se a segunda mulher francesa a viajar ao espaço. Acompanhada por dois astronautas da NASA, Jessica Meir, de 48 anos, e Jack Hathaway, de 43 anos, e por um cosmonauta russo da Roscosmos, Andrei Fedayyev, de 44 anos, Sophie Adenot, 43 anos, decolou em um Falcon 9, da SpaceX, para uma viagem de mais de trinta horas até à Estação Espacial Internacional (ISS).
A chegada à ISS está prevista para sábado, quando substituirão uma equipe reduzida de três astronautas.
Leia também: SpaceX envia 12ª tripulação à Estação Espacial; veja quem são os astronautas
Quando criança, Sophie Adenot enchia as paredes do quarto com pôsteres de foguetes decolando de Cape Canaveral. Adenot é uma das quatro astronautas que seguem agora rumo à International Space Station (ISS) para substituir uma tripulação que foi evacuada no mês passado devido a um problema médico não identificado.
Durante os próximos oito meses, Adenot, de 43 anos, realizará experimentos científicos na estação do tamanho de um campo de futebol, a 400 quilômetros acima da Terra. Sophie sonha com esse momento desde 1996, quando assistiu pela televisão à decolagem da primeira astronauta francesa, Claudie Haigneré, rumo à estação espacial Mir.
“Eu tinha 14 anos e foi uma revelação”, contou recentemente em uma coletiva de imprensa. “Naquele momento, eu disse a mim mesma: um dia, serei eu”, termina. Haigneré disse à AFP que Adenot é ao mesmo tempo sua “herdeira” e uma “pioneira” por mérito próprio. “Sophie nasceu para ser astronauta”, acrescentou.
Adolescente no centro da França, Adenot recortava fotos do espaço de revistas e as colava acima da escrivaninha. Elas serviam de motivação enquanto estudava matemática, “que parecia tão distante da aventura espacial com a qual eu sonhava”, contou recentemente em um podcast.
Estudante de universidades de prestígio, incluindo o MIT, a astronauta trabalhou na gigante aeroespacial europeia Airbus ,como designer de cockpits de helicóptero. Adenot atribui ao avô, mecânico da Força Aérea francesa, o amor por “desmontar e consertar coisas”.
Como piloto de helicóptero, realizou duas missões no Afeganistão, especializando-se em operações de busca e resgate, se tornando, em 2018, a primeira mulher piloto de testes de helicóptero da França. “Eu amo aventura, o desconhecido, enfrentar situações improváveis e ver como as superamos. Seja em equipe ou sozinha”, disse.
Leia também: O Dance Theatre of Harlem volta à França após 40 anos
Mesmo acumulando 3.000 horas de voo e 120 missões de combate, nunca deixou de sonhar com o espaço. Candidatou-se pela primeira vez para ser astronauta da European Space Agency em 2008, aos 25 anos, mas foi rejeitada.
Em 2022, porém, foi selecionada entre 22 mil candidatos e iniciou três anos de treinamento intenso para a decolagem de sexta-feira.
Outro integrante da turma de astronautas da ESA de 2022, o belga Raphael Liegeois, afirmou à AFP ter sentido “emoção crua” ao vê-la decolar. Com sua formação militar, Adenot “mantém a calma em todas as circunstâncias”, disse Liegeois.
Adenot participará de mais de 200 experimentos. As pesquisas incluem os efeitos da microgravidade no corpo humano. Entre eles, como o tempo em órbita afeta sua memória. Ela também testará um sistema que utiliza inteligência artificial e realidade aumentada para permitir que astronautas realizem seus próprios exames de ultrassom.
Mas nem tudo vai apresentar dificuldades. A chef francesa Anne-Sophie Pic, detentora de 10 estrelas Michelin, preparou um menu especial para Adenot, incluindo bisque de lagosta e foie gras. Ela poderá saborear parte dessa alta gastronomia embalada a vácuo em seu aniversário de 44 anos, em 5 de julho.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Apresentador Ratinho recebe aval do governo do Paraná para construção de resort de luxo em área de preservação
2
Esquema de propina teria bancado avanço da Aegea em concessões de água e esgoto
3
Calote de R$ 5 bi opõe bandeiras e maquininhas de cartão de crédito após crise do Will Bank
4
Bolsa fecha no Carnaval? Veja como a B3 opera no feriado
5
Arquivos de Epstein: uma linha do tempo para entender a cronologia do caso