Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Coreia do Norte exibe mísseis intercontinentais em desfile com autoridades russas e chinesas
Publicado 11/10/2025 • 09:54 | Atualizado há 4 semanas
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
OpenAI lança aplicativo de IA para dispositivos Android
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
Publicado 11/10/2025 • 09:54 | Atualizado há 4 semanas
KEY POINTS
A Coreia do Norte apresentou nesta sexta-feira (10) o que descreve como seu míssil balístico intercontinental mais poderoso, durante um desfile militar em Pyongyang que contou com a presença de autoridades da Rússia e da China, informou neste sábado (11) a agência estatal KCNA.
O evento marcou o 80º aniversário do Partido dos Trabalhadores e simbolizou a crescente aproximação entre o regime de Kim Jong Un e Moscou, em um momento em que a guerra na Ucrânia reforça a cooperação militar entre os dois países.
Entre os convidados estavam Dmitri Medvedev, vice-diretor do Conselho de Segurança da Rússia e aliado do presidente Vladimir Putin, o premiê chinês Li Qiang e o líder vietnamita To Lam. Eles se sentaram ao lado de Kim durante o desfile, segundo imagens divulgadas pela KCNA.

O desfile noturno exibiu mísseis balísticos intercontinentais Hwasong-20, além de mísseis de cruzeiro de longo alcance, veículos lançadores de drones e armamentos terra-ar e terra-terra. A KCNA descreveu o Hwasong-20 como o “sistema de armas nucleares estratégicas mais poderoso” da Coreia do Norte.
Milhares de pessoas lotaram as ruas da capital, vestidas com trajes tradicionais e empunhando bandeiras. Kim afirmou em discurso que o “invencível exército norte-coreano fortalece os esforços do partido para superar as dificuldades e acelerar a chegada de um futuro brilhante”.
O líder fez ainda uma referência às tropas norte-coreanas enviadas à Ucrânia para lutar ao lado das forças russas.
“O heroico espírito de luta demonstrado e a vitória alcançada por nossas forças armadas revolucionárias em campos de batalha estrangeiros (…) demonstraram perfeição ideológica e espiritual”, declarou Kim, segundo a KCNA.
A Coreia do Sul estima que cerca de 600 soldados norte-coreanos morreram e milhares ficaram feridos em combates na Ucrânia.
O desfile, segundo a KCNA, mostrou “o inesgotável potencial tecnológico de defesa do país e seu ritmo de desenvolvimento que o mundo não pode mais ignorar”.
O evento ocorreu poucos dias após Seul afirmar que “não se pode descartar” um possível encontro entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte à margem da cúpula da Apec, marcada para o fim de outubro na Coreia do Sul.
O presidente Donald Trump já se encontrou três vezes com Kim Jong Un durante seu primeiro mandato, sem chegar a um acordo sobre o programa nuclear norte-coreano. Desde então, Pyongyang se declarou um Estado nuclear irreversível.
“É fundamental encarar este desfile não como um evento isolado, mas como o ápice de uma mudança estrutural na geopolítica regional”, avaliou Seong-Hyon Lee, pesquisador visitante do Centro Asiático da Universidade de Harvard.
“Isso serve como um aviso claro de que a aliança entre Seul e Washington enfrentará um bloco trilateral consolidado e poderoso às suas portas”, concluiu.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
China libera importação de frango do Brasil proibida desde maio por causa da gripe aviária
2
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
3
Acionistas da Tesla aprovam plano de US$ 1 trilhão para Elon Musk com mais de 75% dos votos
4
Impasse entre BC e bancos adia regulamentação do Pix Parcelado
5
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos