CNBC
O logotipo da Paramount Pictures é exibido em frente aos Estúdios Paramount em 31 de janeiro de 2024, em Los Angeles, Califórnia. O magnata da mídia Byron Allen fez uma oferta para comprar a Paramount Global em um acordo avaliado em US$ 30 bilhões, incluindo dívidas, de acordo com um porta-voz do Allen Media Group. Mario Tama/Getty Images/AFP (Foto de MARIO TAMA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

CNBC FCC aprova fusão de US$ 8 bilhões entre Paramount e Skydance

Mundo

Crescimento de 0,6% no PIB do segundo trimestre faz Coreia do Sul escapar de ameaça de recessão

Publicado 23/07/2025 • 21:06 | Atualizado há 1 dia

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Esse número foi superior aos 0,5% esperados por economistas consultados pela Reuters e uma reversão da contração de 0,2% observada no primeiro trimestre.
  • Na comparação anual, o PIB do país cresceu 0,5%, acima dos 0% do primeiro trimestre e da expansão de 0,4% esperada por economistas em uma pesquisa da Reuters.
PIB da Coreia do Sul teve crescimento no segundo trimestre de

PIB da Coreia do Sul teve crescimento no segundo trimestre de 2025

Unsplash

A Coreia do Sul evitou uma recessão técnica, com a economia do país avançando 0,6% no segundo trimestre em relação ao trimestre anterior e superando as expectativas do mercado, segundo dados preliminares.

O resultado veio acima dos 0,5% esperados por economistas consultados pela Reuters, e representa uma recuperação em relação à queda de 0,2% registrada no primeiro trimestre.

Leia mais:

“Os EUA não vão pagar tarifas para o Japão”, diz Trump ao anunciar novo acordo

EUA e União Europeia negociam acordo tarifário de 15%

Na comparação anual, o PIB sul-coreano subiu 0,5%, ao contrário do primeiro trimestre em que não saiu do zero, e também superou à expectativa de expansão de 0,4%, projetada por analistas em pesquisa da Reuters.

As exportações de bens e serviços cresceram no segundo trimestre, subindo 4,2% em relação ao trimestre anterior, com aumento nas remessas de semicondutores, derivados de petróleo e produtos químicos. Isso se compara à contração de 0,6% observada no trimestre anterior.

Negociações comerciais com os EUA

A Coreia do Sul está atualmente tentando fechar um acordo comercial com os Estados Unidos. Caso isso não aconteça, as exportações do país para os EUA vão enfrentar uma tarifa de 25%.

De acordo com os dados mais recentes do Banco Mundial, as exportações de bens e serviços representaram cerca de 44% do PIB sul-coreano em 2023, sendo os EUA o segundo maior mercado de destino.

Segundo a agência de notícias Yonhap, de Seul, o governo do país descartou a possibilidade de fazer alterações nas importações de carne bovina e arroz como moeda de troca nas negociações tarifárias com os EUA.

Política monetária e inflação

No último encontro de política monetária, realizado em 10 de julho, o Banco Central da Coreia (BOK) optou por manter os juros, apesar de observar uma inflação estável e prever baixo crescimento para o país, priorizando a estabilidade financeira.

A inflação na Coreia do Sul ficou em 2,2% em junho, um pouco acima da meta de 2% definida pelo BOK.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo