CNBC

CNBCOracle anuncia saída de diretores mais velhos e reduz conselho

Mundo

Crise econômica aprofunda protestos e governo deixa o Irã offline

Publicado 10/01/2026 • 14:42 | Atualizado há 5 horas

KEY POINTS

  • As autoridades do Irã mantêm há 48 horas um bloqueio nacional da internet em meio à intensificação dos protestos no país.
  • “O Irã está offline há 48 horas, e os dados de telemetria mostram que o bloqueio nacional da internet permanece em vigor”, afirmou a organização em publicação nas redes sociais.
  • A interrupção ocorre nos principais centros de mobilização e dificulta a comunicação entre manifestantes, além do acesso a informações fora do controle estatal.

As autoridades do Irã mantêm há dois dias um apagão nacional da internet em meio à escalada dos protestos no país. O bloqueio foi confirmado neste sábado (10) pelo NetBlocks, organização que monitora a conectividade digital global.

O Irã está offline há 48 horas. Os dados de telemetria indicam que o bloqueio nacional segue em vigor”, informou o grupo em publicação nas redes sociais.

A medida atinge os principais centros de mobilização, isola manifestantes, restringe a circulação de informações e reforça o controle estatal sobre a comunicação em um momento de forte pressão nas ruas.

Leia também:

O Ministério da Informação e da Tecnologia da Comunicação disse que a medida foi determinada “pelas autoridades de segurança competentes, diante das circunstâncias atuais do país”. O governo não informou quando a conexão será restabelecida.

O que motiva os protestos

Os protestos já deixaram dezenas de mortos ao longo de duas semanas e representam o maior desafio interno ao regime clerical iraniano em pelo menos três anos.

Inicialmente motivadas por demandas econômicas, as manifestações ganharam um tom mais político nos últimos dias. O pano de fundo é a crise financeira do país, que se aprofundou com a desvalorização do rial, moeda local, que perdeu cerca de metade de seu valor frente ao dólar no ano passado. A inflação anual superou 40% em dezembro, pressionando o custo de vida da população.

Com a escalada dos atos, palavras de ordem passaram a ser direcionadas diretamente às autoridades, ampliando a tensão interna. Apesar do cenário, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, afirmou na sexta-feira que considera “muito baixa” a possibilidade de uma intervenção militar estrangeira.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;