Placa de boas-vindas na Reunião Anual de Acionistas da Berkshire Hathaway em Omaha, Nebraska, em 2 de maio de 2025.

CNBC O ‘bazar’ do encontro da Berkshire apresenta Buffett Squishmallows, livro comemorativo de 60 anos e máquina de garra gigantes

Mundo

Dow Jones sobe 500 pontos, S&P 500 registra maior sequência de vitórias em 20 anos, com ações recuperando perdas tarifárias

Publicado 02/05/2025 • 19:40 | Atualizado há 18 horas

CNBC

Redação CNBC

Um trader reage enquanto trabalha no pregão da Bolsa de Valores de Nova York durante a negociação matinal de 15 de abril de 2025 na cidade de Nova York.

Um trader reage enquanto trabalha no pregão da Bolsa de Valores de Nova York durante a negociação matinal de 15 de abril de 2025 na cidade de Nova York.

Adam Gray | Getty Images

As ações subiram na sexta-feira (2), enquanto Wall Street assimilava um relatório de folha de pagamento não agrícola melhor do que o esperado para abril, o que aliviou os temores de recessão e elevou a S&P 500 por sua maior sequência de vitórias em pouco mais de duas décadas.

O S&P 500 avançou 1,47% e fechou em 5.686,67. Isso marcou o nono dia consecutivo de ganhos do índice de mercado amplo e sua maior sequência de ganhos desde novembro de 2004. O Índice Industrial Dow Jones marcou 564,47 pontos, ou 1,39%, fechando em 41.317,43. O Nasdaq Composite subiu 1,51% e fechou em 17.977,73. Com a alta de sexta-feira, o S&P 500 recuperou as perdas desde 2 de abril, quando o presidente Donald Trump anunciou suas tarifas “recíprocas”. Isso ocorre um dia depois de a Nasdaq, com forte presença em empresas de tecnologia, ter alcançado o mesmo feito.

O número de vagas cresceu 177.000 em abril, acima dos 133.000 previstos por economistas consultados pela Dow Jones. Esse número ainda é bem menor que os 228.000 criados em março, mas muito melhor do que o esperado após o aumento das preocupações com a recessão no mês passado. A taxa de desemprego ficou em 4,2%, em linha com as expectativas.

“Os mercados respiraram aliviados esta manhã, com os dados de emprego apresentando resultados melhores do que o esperado”, disse Chris Zaccarelli, diretor de investimentos da Northlight Asset Management. “Embora os temores de recessão ainda estejam latentes, a dinâmica de comprar na baixa pode continuar — pelo menos até o fim da pausa tarifária.”

Os investidores já estavam otimistas antes do forte relatório de empregos, depois que a China disse que está avaliando a possibilidade de iniciar negociações comerciais com os EUA. Ainda assim, as autoridades chinesas reafirmaram sua crença de que os EUA devem remover todas as tarifas unilaterais, dizendo em uma declaração que “se os EUA quiserem conversar, devem mostrar sua sinceridade e estar preparados para corrigir suas práticas erradas e cancelar as tarifas unilaterais”. Mais tarde, no mesmo dia, uma reportagem do The Wall Street Journal sugeriu que Pequim está aberta a negociações comerciais.

O Street também estava refletindo sobre os relatórios de lucros de dois membros do “Magnificent Seven”. Apple caiu 3,7% após registrar receita do segundo trimestre fiscal de sua divisão de serviços abaixo das estimativas dos analistas. Além disso, a fabricante do iPhone afirmou que espera adicionar US$ 900 milhões em custos no trimestre atual devido a tarifas. As ações da Amazon, por sua vez, caíram marginalmente depois que a empresa emitiu uma orientação leve, destacando “tarifas e políticas comerciais” como fatores.

“Já vimos como os mercados financeiros reagirão se o governo seguir adiante com seu plano tarifário inicial, então, a menos que eles adotem uma abordagem diferente em julho, quando a pausa de 90 dias expirar, veremos uma ação de mercado semelhante à da primeira semana de abril”, disse Zaccarelli.

As ações tiveram uma recuperação incrível desde que Trump anunciou no mês passado que reduziria temporariamente suas novas tarifas para a maioria dos países para 10% por 90 dias. O mercado ganhou força especialmente ultimamente, levando à sequência de vitórias do S&P 500, com a divulgação de resultados sólidos.

As três principais médias registraram a segunda semana positiva consecutiva. O S&P 500 avançou 2,9%, ficando mais de 7% abaixo da máxima de fevereiro, após chegar a cair quase 20%. O Dow Jones registrou um avanço de 3% na semana, enquanto o Nasdaq avançou 3,4%.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo