CNBC
O logotipo da Walt Disney é exibido no pregão da Bolsa de Valores de Nova York durante o pregão da manhã de 1º de dezembro de 2023, na cidade de Nova York.

CNBCDisney supera expectativas de Wall Street impulsionada por parques temáticos e streaming

Mundo

EUA e Índia fecham acordo comercial e reduzem tarifas de forma imediata

Publicado 02/02/2026 • 14:47 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O primeiro-ministro Narendra Modi também concordou em comprar produtos americanos “em um nível muito mais alto” como parte do acordo, disse Trump em uma publicação na Truth Social após uma ligação com o líder indiano.
  • Modi também se comprometeu a “parar de comprar petróleo russo e a comprar muito mais dos Estados Unidos e, potencialmente, da Venezuela”, afirmou Trump na publicação.

REUTERS/Kevin Lamarque/File Photo/File Photo

Os Estados Unidos e a Índia chegaram a um acordo comercial e irão imediatamente começar a reduzir as tarifas sobre os produtos um do outro, anunciou o presidente Donald Trump nesta segunda-feira (2).

O primeiro-ministro Narendra Modi também concordou em comprar produtos americanos “em um nível muito mais alto” como parte do acordo, disse Trump em uma publicação na Truth Social após uma ligação com o líder indiano.

Modi também se comprometeu a “parar de comprar petróleo russo e a comprar muito mais dos Estados Unidos e, potencialmente, da Venezuela”, afirmou Trump na publicação.

Leia o anúncio completo de Trump:

“Foi uma honra falar com o primeiro-ministro Modi, da Índia, esta manhã. Ele é um dos meus maiores amigos e um líder poderoso e respeitado de seu país. Conversamos sobre muitas coisas, incluindo comércio e o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia. Ele concordou em parar de comprar petróleo russo e em comprar muito mais dos Estados Unidos e, potencialmente, da Venezuela. Isso ajudará a ENCERRAR A GUERRA na Ucrânia, que está acontecendo agora, com milhares de pessoas morrendo a cada semana!

Por amizade e respeito ao primeiro-ministro Modi e, conforme seu pedido, com efeito imediato, concordamos com um acordo comercial entre os Estados Unidos e a Índia, pelo qual os Estados Unidos cobrarão uma tarifa recíproca reduzida, baixando-a de 25% para 18%. Da mesma forma, eles avançarão para reduzir suas tarifas e barreiras não tarifárias contra os Estados Unidos para ZERO.

O primeiro-ministro também se comprometeu a “COMPRAR AMERICANO”, em um nível muito mais alto, além de mais de US$ 500 BILHÕES (aproximadamente R$ 2,63 TRILHÕES) em energia, tecnologia, agricultura, carvão e muitos outros produtos dos Estados Unidos. Nosso relacionamento incrível com a Índia será ainda mais forte daqui para frente. O primeiro-ministro Modi e eu somos duas pessoas que FAZEM AS COISAS ACONTECER, algo que não pode ser dito da maioria. Obrigado pela atenção a este assunto!”

Leia mais:
Project Vault: o fundo bilionário de Trump para estocar minerais críticos e desafiar domínio chinês
Bolsas europeias tentam recuperação enquanto mercado digere indicado de Trump ao Fed

As negociações comerciais entre as administrações Trump e Modi pareciam ter emperrado no ano passado em meio a vários pontos de impasse, incluindo a dependência contínua de Nova Délhi do petróleo russo.

Em agosto, Trump impôs uma tarifa de 25% à Índia em resposta a essas compras de petróleo, além da tarifa “recíproca” de 25% sobre os produtos indianos destinados aos Estados Unidos, que havia entrado em vigor no início do mesmo mês.

Trump disse na publicação de segunda-feira que a tarifa recíproca sobre a Índia será reduzida para 18%, “com efeito imediato”.

A Índia “da mesma forma avançará para reduzir suas tarifas e barreiras não tarifárias contra os Estados Unidos para ZERO”, escreveu Trump.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;