CNBC Musk vai retirar oferta se OpenAI continuar sem fins lucrativos, dizem advogados

Mundo

EUA vão impor tarifas recíprocas, anuncia Trump

Publicado qui, 13 fev 2025 • 4:52 PM GMT-0300 | Atualizado há 2 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O presidente Donald Trump realizou uma coletiva de imprensa no Salão Oval para anunciar seu plano de impor tarifas recíprocas.
  • Trump afirmou que os Estados Unidos tratarão as políticas não tarifárias de outros países como práticas comerciais desleais, que justificam a imposição de tarifas como resposta.
  • As novas tarifas entrarão em vigor apenas meses depois, disseram oficiais da Casa Branca à CNBC.
Donald Trump em seus primeiros momentos na Casa Branca em janeiro de 2025

Donald Trump em seus primeiros momentos na Casa Branca em janeiro de 2025.

Reprodução

O presidente Donald Trump assinou um memorando detalhando seu plano para impor “tarifas recíprocas” sobre nações estrangeiras. “Eles nos cobram uma taxa ou tarifa, e nós cobramos deles”, disse Trump durante um evento no Salão Oval.

O presidente afirmou que, sob esse plano, os Estados Unidos tratarão as políticas não tarifárias de outros países como práticas comerciais desleais, justificando a imposição de tarifas em resposta.

Essas políticas incluem impostos sobre valor agregado (IVAs) e outras práticas que o escritório do representante comercial dos EUA considera como limitações comerciais injustas.

Trump também afirmou que os países estrangeiros não poderão enviar mercadorias ou outros itens aos EUA por meio de outro país.

Ele insinuou, ainda, que tarifas adicionais, incluindo sobre importações de automóveis, estão a caminho, de acordo com a Reuters.

“Queremos um campo de jogo nivelado”, disse Trump.

Os IVAs são impostos sobre o consumo cobrados em diferentes etapas da cadeia de suprimentos. São considerados “neutros ao comércio”, segundo a Tax Foundation, uma entidade não partidária, que na quarta-feira divulgou um relatório acusando a administração Trump de culpar erroneamente os IVAs pela falta de competitividade dos EUA na Europa.

As tarifas recíprocas não entrarão em vigor imediatamente. Trump afirmou que Howard Lutnick, seu indicado para o cargo de secretário de Comércio, liderará os estudos para determinar os níveis adequados de tarifas para cada país afetado.

Lutnick disse no Salão Oval que espera que esses estudos sejam concluídos até 1º de abril.

Em uma postagem no Truth Social após o evento, Trump afirmou que seu plano incluirá disposições para “subsídios” e “tarifas não monetárias e barreiras comerciais” que outros países utilizam.

“Os EUA ajudaram muitos países ao longo dos anos, a um grande custo financeiro. Agora é hora de esses países se lembrarem disso e nos tratarem de forma justa”, escreveu Trump.

As novas tarifas seguirão os deveres que Trump já impôs à China, Canadá e México, além de impostos sobre importações de aço e alumínio. As tarifas de Trump sobre o Canadá e o México estão temporariamente suspensas, depois que ambos os países prometeram combater as travessias ilegais e o tráfico de drogas em suas respectivas fronteiras com os EUA.

Como candidato presidencial, Trump sugeriu a possibilidade de impor tarifas gerais sobre todas as importações para os EUA. Mas também defendeu que o Congresso aprovasse o que ele chamou de “Lei de Comércio Recíproco Trump”, que lhe daria autoridade para impor tarifas sobre os produtos de qualquer país que tenha tarifas mais altas sobre produtos fabricados nos EUA.

Desde que assumiu o cargo, Trump sinalizou sua intenção de impor tarifas à União Europeia, destacando os déficits comerciais dos EUA com parceiros europeus e reclamando que os países da UE não compram carros ou equipamentos agrícolas americanos em quantidade suficiente.

Líderes da UE prometeram retaliar contra as novas tarifas dos EUA, alertando que as ações de Trump podem desencadear uma guerra comercial generalizada, prejudicando todos.

As novas tarifas recíprocas estavam previstas para serem anunciadas antes da visita do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, com Trump na Casa Branca, na tarde desta quinta-feira.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo