CNBC
Donald Trump.

CNBC UE tenta acordo enquanto EUA mantém prazo para tarifas em 1º de agosto

Mundo

FDA nomeia veterano da indústria como novo chefe de regulação de medicamentos nos EUA

Publicado 21/07/2025 • 13:58 | Atualizado há 6 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A FDA nomeou George Tidmarsh, médico e executivo com experiência em biotecnologia, como novo chefe do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos (CDER).
  • O CDER é responsável pela aprovação de medicamentos prescritos, tratamentos biológicos e genéricos nos EUA.
  • A nomeação ocorre em meio a mudanças profundas na agência sob a gestão do secretário de Saúde Robert F. Kennedy Jr., crítico da estrutura regulatória e das vacinas.
A FDA, dos EUA, aprovou o uso do medicamento Zepbound, da farmacêutica Eli Lilly, para tratar pacientes com apneia do sono.

A FDA, dos EUA, aprovou o uso do medicamento Zepbound, da farmacêutica Eli Lilly, para tratar pacientes com apneia do sono.

Foto: Brendan McDermid/Reuters.

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira (21), a nomeação de George Tidmarsh como novo responsável pela divisão de medicamentos da instituição.

Tidmarsh é professor adjunto de pediatria e neonatologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford e tem longa trajetória na indústria farmacêutica. Ele assumirá o comando do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos (CDER), um dos principais braços da FDA, que avalia a grande maioria dos pedidos de novos medicamentos no país, incluindo terapias biológicas, remédios prescritos e genéricos.

A vaga era ocupada interinamente por Jacqueline Corrigan-Curay, que anunciou aposentadoria em junho.

Nomeação técnica em meio a mudanças políticas

A chegada de Tidmarsh ocorre num momento delicado para a FDA, sob intensa reestruturação conduzida pelo secretário de Saúde Robert F. Kennedy Jr. Desde que assumiu o cargo, RFK Jr. promoveu cortes na equipe e nomeou pessoas com pouca experiência técnica, além de ter expressado desconfiança em relação às vacinas — postura que gerou tensão com parte da comunidade médica.

Nesse contexto, a escolha de um nome técnico com histórico robusto na indústria é vista com alívio por empresas do setor. Tidmarsh participou do desenvolvimento de sete medicamentos hoje aprovados nos EUA. Ele já comandou a La Jolla Pharmaceuticals e fundou a Horizon Pharma, adquirida pela Amgen por US$ 28 bilhões. Também criou a Threshold Pharmaceutical e ocupou cargos de liderança em outras empresas de biotecnologia.

Críticas ao passado e decisões controversas

Em artigo publicado em abril, Tidmarsh criticou duramente decisões regulatórias tomadas por Peter Marks, ex-dirigente da FDA afastado sob a gestão de Kennedy. Entre elas, o apoio à aprovação acelerada do polêmico medicamento para Alzheimer Aduhelm, da Biogen, e a liberação ampliada do tratamento Elevidys, da Sarepta Therapeutics, para distrofia muscular de Duchenne — contrariando pareceres técnicos internos da agência.

Na semana passada, a FDA solicitou que a Sarepta suspendesse os envios de Elevidys após três mortes por falência hepática. A empresa, no entanto, decidiu manter o fornecimento para pacientes que ainda conseguem caminhar, alegando que não houve novos sinais de alerta de segurança nesse grupo.

Em entrevista à CNBC antes da nomeação ser oficializada, Peter Marks defendeu suas decisões e afirmou que na época, as evidências disponíveis justificavam a aprovação.

“Do laboratório ao leito”

Com a nomeação, Tidmarsh terá influência direta sobre o modelo de aprovações aceleradas, cada vez mais questionado, e sobre as regras de publicidade de medicamentos prescritos.

“O Dr. Tidmarsh é um médico-cientista com ampla experiência em todo o ciclo de desenvolvimento de medicamentos, do laboratório ao leito do paciente”, afirmou o comissário da FDA, Dr. Marty Makary, em comunicado. “Sua chegada ao CDER representa uma contribuição significativa em termos científicos, regulatórios e operacionais para a agência.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo