Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
FDA nomeia veterano da indústria como novo chefe de regulação de medicamentos nos EUA
Publicado 21/07/2025 • 13:58 | Atualizado há 6 horas
UE tenta acordo enquanto EUA mantém prazo para tarifas em 1º de agosto
Figma pode chegar a valer R$ 87 bilhões em estreia na bolsa
O pior conselho de carreira número 1 dado por bilionários, diz autor de best-seller: qualquer um que diga isso ‘já é rico’
Subway escolhe veterano do Burger King como novo CEO
Grupo investidor apoiado pela LVMH compra participação de 20% na Flexjet
Publicado 21/07/2025 • 13:58 | Atualizado há 6 horas
KEY POINTS
A FDA, dos EUA, aprovou o uso do medicamento Zepbound, da farmacêutica Eli Lilly, para tratar pacientes com apneia do sono.
Foto: Brendan McDermid/Reuters.
A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira (21), a nomeação de George Tidmarsh como novo responsável pela divisão de medicamentos da instituição.
Tidmarsh é professor adjunto de pediatria e neonatologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford e tem longa trajetória na indústria farmacêutica. Ele assumirá o comando do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos (CDER), um dos principais braços da FDA, que avalia a grande maioria dos pedidos de novos medicamentos no país, incluindo terapias biológicas, remédios prescritos e genéricos.
A vaga era ocupada interinamente por Jacqueline Corrigan-Curay, que anunciou aposentadoria em junho.
A chegada de Tidmarsh ocorre num momento delicado para a FDA, sob intensa reestruturação conduzida pelo secretário de Saúde Robert F. Kennedy Jr. Desde que assumiu o cargo, RFK Jr. promoveu cortes na equipe e nomeou pessoas com pouca experiência técnica, além de ter expressado desconfiança em relação às vacinas — postura que gerou tensão com parte da comunidade médica.
Nesse contexto, a escolha de um nome técnico com histórico robusto na indústria é vista com alívio por empresas do setor. Tidmarsh participou do desenvolvimento de sete medicamentos hoje aprovados nos EUA. Ele já comandou a La Jolla Pharmaceuticals e fundou a Horizon Pharma, adquirida pela Amgen por US$ 28 bilhões. Também criou a Threshold Pharmaceutical e ocupou cargos de liderança em outras empresas de biotecnologia.
Em artigo publicado em abril, Tidmarsh criticou duramente decisões regulatórias tomadas por Peter Marks, ex-dirigente da FDA afastado sob a gestão de Kennedy. Entre elas, o apoio à aprovação acelerada do polêmico medicamento para Alzheimer Aduhelm, da Biogen, e a liberação ampliada do tratamento Elevidys, da Sarepta Therapeutics, para distrofia muscular de Duchenne — contrariando pareceres técnicos internos da agência.
Na semana passada, a FDA solicitou que a Sarepta suspendesse os envios de Elevidys após três mortes por falência hepática. A empresa, no entanto, decidiu manter o fornecimento para pacientes que ainda conseguem caminhar, alegando que não houve novos sinais de alerta de segurança nesse grupo.
Em entrevista à CNBC antes da nomeação ser oficializada, Peter Marks defendeu suas decisões e afirmou que na época, as evidências disponíveis justificavam a aprovação.
Com a nomeação, Tidmarsh terá influência direta sobre o modelo de aprovações aceleradas, cada vez mais questionado, e sobre as regras de publicidade de medicamentos prescritos.
“O Dr. Tidmarsh é um médico-cientista com ampla experiência em todo o ciclo de desenvolvimento de medicamentos, do laboratório ao leito do paciente”, afirmou o comissário da FDA, Dr. Marty Makary, em comunicado. “Sua chegada ao CDER representa uma contribuição significativa em termos científicos, regulatórios e operacionais para a agência.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Turistas brasileiros já podem usar Pix em lojas e restaurantes na França
Empresas dos EUA correm para garantir ímãs de terras raras — importações da China disparam 660%
Tarifaço pode impactar vendas de suco de laranja, café, carne e frutas, aponta levantamento da USP
“O Brasil é o país que tem mais amigos no mundo”, diz Haddad sobre as negociações do tarifaço dos EUA
Com foco no mercado de bem-estar, Buddha Spa planeja internacionalização na América Latina