‘Fiz mais em 43 dias do que as administrações passadas’, diz Trump, em discurso ao Congresso
Publicado 05/03/2025 • 00:12 | Atualizado há 2 meses
Trump assina ordem para impulsionar a fabricação de medicamentos nos EUA
EXCLUSIVO CNBC: saiba quais são os times de futebol mais valiosos do mundo em 2025
Major League Soccer (MLS) fecha acordo para transmitir partidas em plataforma de jogos mobile
‘Incêndio em lixeira’: varejistas pedem que consumidores comprem agora antes que tarifas aumentem preços
Por que o Canal do Panamá é um grande prêmio de longo prazo na guerra comercial global de Trump
Publicado 05/03/2025 • 00:12 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Foto: reprodução/Casa Branca
Em um discurso no Congresso dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump celebrou o que chamou de “alvorecer da era de ouro da América”, destacando os avanços de sua administração desde o início de seu mandato. “Fiz mais em 43 dias do que as administrações passadas”, disse ele.
Trump começou o discurso afirmando que, pela primeira vez na história moderna, mais americanos acreditam que o país está indo na direção certa do que na direção errada. O presidente dos EUA enalteceu o encerramento das políticas de diversidade e inclusão, a nomeação do Golfo do México como “Golfo dos Estados Unidos” e a ordem que deu para tornar o inglês a língua oficial do país.
Ainda na abertura de seu discurso, Trump comemorou o congelamento de recursos direcionados ao Departamento de Estado e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
Trump comemorou os números reduzidos de cruzamentos ilegais e mencionou sua administração como a responsável por “restaurar a ordem” nas fronteiras, afirmando que o país não precisava de uma nova legislação para garantir a segurança da fronteira, apenas de um novo presidente.
“Achei a cura para uma das piores doenças sofridas pelos americanos, que é a violência”, disse, apontando que muitos dos imigrantes ilegais deportados eram ex-presidiários. Ele afirmou que sua administração restabeleceu a imparcialidade na aplicação da lei e a proteção das autoridades responsáveis pela segurança do país.
Trump ressaltou a importância de restaurar a lei e a ordem nas cidades americanas, denunciando o enfraquecimento da justiça sob a administração anterior e prometendo apoio contínuo para as forças policiais e bombeiros.
Trump, proclamou que “o sonho americano é imparável”, em seu primeiro discurso no Congresso desde que retornou ao poder, em janeiro. Com seu assessor Elon Musk na plateia, o republicano disse que estava “apenas começando” seus planos radicais para fazer uma reforma no país.
Trump mencionou os bruscos cortes na burocracia federal. O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado pelo homem mais rico do mundo, Elon Musk, está reduzindo a força de trabalho federal e obtendo acesso a dados confidenciais do governo – tudo em uma tentativa, segundo o departamento, de “restaurar a democracia”.
O presidente também reiterou sua posição sobre tarifas comerciais, afirmando que responderia com barreiras não monetárias e tarifas sempre que outros países aplicassem restrições aos EUA, prometendo aumentar a arrecadação e gerar mais empregos no processo.
O republicano abordou as tarifas recíprocas. “Toda taxa que a gente receber, vamos responder na mesma medida”, garantiu. Ele criticou países que “tomam o dinheiro dos EUA” e, em suas palavras, “não contribuem em nada com os EUA”.
Ele ainda destacou que a sua prioridade era proporcionar alívio imediato às famílias trabalhadoras, observando que, sob a administração anterior, o país enfrentou a inflação mais alta em 48 anos e um aumento significativo no custo de vida.
O democrata Al Green foi expulso do Congresso americano, após interromper o primeiro discurso do presidente Donald Trump na casa desde que ele retornou ao poder, em janeiro.
Antes da expulsão do congressista do Texas, vaias de democratas se misturavam a aclamações de republicanos, que exclamavam “EUA!”, o grito de guerra de Trump, em um início tenso de discurso.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
EXCLUSIVO CNBC: saiba quais são os times de futebol mais valiosos do mundo em 2025
GPA reduz prejuízo em 77% no primeiro trimestre de 2025 ante ao mesmo período de 2024, somando R$ 93 milhões
Trump assina ordem para impulsionar a fabricação de medicamentos nos EUA
Com taxação pesada nos EUA, Shein deve 'tropicalizar' ainda mais a operação brasileira, diz BTG
"Irrigação mitiga efeitos climáticos e traz segurança alimentar", diz CEO da Irricontrol