O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa durante uma reunião de gabinete na Sala do Gabinete da Casa Branca, em Washington, DC, em 30 de abril de 2025.

CNBC Trump assina ordem para impulsionar a fabricação de medicamentos nos EUA

Mundo

‘Fiz mais em 43 dias do que as administrações passadas’, diz Trump, em discurso ao Congresso

Publicado 05/03/2025 • 00:12 | Atualizado há 2 meses

Redação Times Brasil, com agências

KEY POINTS

  • Trump começou o discurso afirmando que, pela primeira vez na história moderna, mais americanos acreditam que o país está indo na direção certa do que na direção errada.
  • O presidente dos EUA enalteceu o encerramento das políticas de diversidade e inclusão, a nomeação do Golfo do México como "Golfo dos Estados Unidos" e a ordem que deu para tornar o inglês a língua oficial do país.
  • Ainda na abertura de seu discurso, Trump comemorou o congelamento de recursos direcionados ao Departamento de Estado e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Foto: reprodução/Casa Branca

Em um discurso no Congresso dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump celebrou o que chamou de “alvorecer da era de ouro da América”, destacando os avanços de sua administração desde o início de seu mandato. “Fiz mais em 43 dias do que as administrações passadas”, disse ele.

Trump começou o discurso afirmando que, pela primeira vez na história moderna, mais americanos acreditam que o país está indo na direção certa do que na direção errada. O presidente dos EUA enalteceu o encerramento das políticas de diversidade e inclusão, a nomeação do Golfo do México como “Golfo dos Estados Unidos” e a ordem que deu para tornar o inglês a língua oficial do país.

Ainda na abertura de seu discurso, Trump comemorou o congelamento de recursos direcionados ao Departamento de Estado e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Deportações e segurança

Trump comemorou os números reduzidos de cruzamentos ilegais e mencionou sua administração como a responsável por “restaurar a ordem” nas fronteiras, afirmando que o país não precisava de uma nova legislação para garantir a segurança da fronteira, apenas de um novo presidente.

“Achei a cura para uma das piores doenças sofridas pelos americanos, que é a violência”, disse, apontando que muitos dos imigrantes ilegais deportados eram ex-presidiários. Ele afirmou que sua administração restabeleceu a imparcialidade na aplicação da lei e a proteção das autoridades responsáveis pela segurança do país.

Trump ressaltou a importância de restaurar a lei e a ordem nas cidades americanas, denunciando o enfraquecimento da justiça sob a administração anterior e prometendo apoio contínuo para as forças policiais e bombeiros.

Trump saúda América ‘imparável’

Trump, proclamou que “o sonho americano é imparável”, em seu primeiro discurso no Congresso desde que retornou ao poder, em janeiro. Com seu assessor Elon Musk na plateia, o republicano disse que estava “apenas começando” seus planos radicais para fazer uma reforma no país.

Burocracia federal

Trump mencionou os bruscos cortes na burocracia federal. O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), liderado pelo homem mais rico do mundo, Elon Musk, está reduzindo a força de trabalho federal e obtendo acesso a dados confidenciais do governo – tudo em uma tentativa, segundo o departamento, de “restaurar a democracia”.

Economia e custo de vida

O presidente também reiterou sua posição sobre tarifas comerciais, afirmando que responderia com barreiras não monetárias e tarifas sempre que outros países aplicassem restrições aos EUA, prometendo aumentar a arrecadação e gerar mais empregos no processo.

O republicano abordou as tarifas recíprocas. “Toda taxa que a gente receber, vamos responder na mesma medida”, garantiu. Ele criticou países que “tomam o dinheiro dos EUA” e, em suas palavras, “não contribuem em nada com os EUA”.

Ele ainda destacou que a sua prioridade era proporcionar alívio imediato às famílias trabalhadoras, observando que, sob a administração anterior, o país enfrentou a inflação mais alta em 48 anos e um aumento significativo no custo de vida.

Congressista democrata foi expulso após protestar contra discurso de Trump

O democrata Al Green foi expulso do Congresso americano, após interromper o primeiro discurso do presidente Donald Trump na casa desde que ele retornou ao poder, em janeiro.

Antes da expulsão do congressista do Texas, vaias de democratas se misturavam a aclamações de republicanos, que exclamavam “EUA!”, o grito de guerra de Trump, em um início tenso de discurso.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo