Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
França: projeto de lei propõe volta de agrotóxicos banidos para salvar colheitas
Publicado 02/02/2026 • 23:10 | Atualizado há 2 horas
Disney supera expectativas de Wall Street impulsionada por parques temáticos e streaming
Oracle sobe 5% após anunciar captação de US$ 50 bilhões
Ações da Nvidia caem 2% após reportagem indicar que investimento na OpenAI ficou travado
Gigante chinesa AstraZeneca vai abrir capital em Nova York nesta segunda-feira (2)
Documentos ligam Musk a conversas sobre visita à ilha privada de criminoso sexual
Publicado 02/02/2026 • 23:10 | Atualizado há 2 horas
O senador Laurent Duplomb anunciou ter apresentado, nesta segunda-feira (2), um projeto de lei que visa autorizar a reintrodução de diversos agrotóxicos proibidos na França. A iniciativa ocorre no maior produtor agrícola da Europa em valor de mercado, poucos meses após o setor ter sido palco de grandes manifestações.
Após o Conselho Constitucional da França vetar medidas semelhantes em uma legislação anterior, o senador do partido Les Républicains (direita) reitera sua proposta. O novo texto busca, segundo ele, “atenuar o excesso de regulamentação no uso de produtos fitossanitários para evitar o desaparecimento de certos setores agrícolas“.
O projeto de lei é composto por três artigos que preveem a reintrodução “estritamente controlada” de dois inseticidas da família dos neonicotinoides: o acetamiprido e o flupiradifurona. Ambos são proibidos na França, mas autorizados em outros países da Europa.
“Não podemos mais continuar hesitando sobre este assunto, que está afetando partes inteiras da nossa soberania alimentar”, afirmou o senador durante um seminário no Senado sobre o “declínio agrícola”. “Se continuarmos fechando os olhos, seremos culpados por fazer nossos filhos, talvez no futuro, passarem fome“, acrescentou.
O Conselho Constitucional havia barrado, em agosto, a disposição mais polêmica da proposta anterior de Duplomb, que tratava da reintrodução do acetamiprido sob condições específicas. Os magistrados entenderam que a medida violava a Carta do Meio Ambiente por falta de critérios claros sobre duração e técnicas de tratamento.
A volta do acetamiprido — substância tóxica para a biodiversidade e potencialmente para a saúde humana — é uma demanda da FNSEA e da Coordenação Rural, os principais sindicatos do setor. Os produtores de beterraba sacarina, em particular, alegam não ter alternativas para proteger suas plantações.
Por outro lado, a resistência civil é forte: uma petição pedindo a revogação da medida reuniu mais de 2,1 milhões de assinaturas. O volume de adesões ultrapassou a marca necessária para forçar um debate na Assembleia Nacional, que está agendado para a quarta-feira, 11 de fevereiro.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
2
Ex-sócio do Master tenta vender o Banco Pleno em meio a crise de liquidez
3
Fictor, que fez proposta pelo Master, pede recuperação judicial
4
Moltbook: especialista afirma que rede social onde só IAs interagem vira vitrine de riscos
5
De Palmeiras a Augusto Cury: veja quem são os credores da Fictor, que pediu recuperação judicial