Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Gabinete do Dalai Lama afirma que líder nunca conheceu Epstein
Publicado 08/02/2026 • 17:10 | Atualizado há 2 horas
CEO do Washington Post, Will Lewis anuncia saída após demissões em massa
EXCLUSIVO: Analistas de elite da Wall Street revelam 3 ações para ganhos de longo prazo
Elon Musk quer ser um trilionário e a SpaceX pode ajudá-lo a chegar lá
EXCLUSIVO: Berkshire Hathaway brilha com caixa recorde enquanto setor de tecnologia recua
EXCLUSIVO: Luckin Coffee desafia hegemonia do Starbucks na China com nova aposta no mercado premium
Publicado 08/02/2026 • 17:10 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Wikimedia
Dalai Lama
O gabinete do Dalai Lama afirmou neste domingo (8) que ele nunca conheceu o criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein, após a mídia chinesa relatar que o nome do líder budista aparece em um conjunto de arquivos divulgados pelo governo dos Estados Unidos.
O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) publicou no mês passado a última parcela dos arquivos de Epstein – mais de três milhões de documentos, fotos e vídeos relacionados à investigação sobre o financista caído em desgraça.
Uma busca feita pela AFP nos arquivos descobriu que o nome do Dalai Lama é citado mais de 150 vezes, sem qualquer indicação de que ele tenha se encontrado ou interagido com Epstein. A simples menção de uma pessoa nos arquivos, ressaltou a agência, não implica por si só a existência de irregularidades.
“Alguns relatórios recentes da mídia e postagens em redes sociais sobre os ‘arquivos de Epstein‘ estão tentando ligar Sua Santidade o Dalai Lama a Jeffrey Epstein“, disse o gabinete do líder em um comunicado postado no X.
“Podemos confirmar inequivocamente que Sua Santidade nunca conheceu Jeffrey Epstein ou autorizou qualquer reunião ou interação com ele por qualquer pessoa em nome de Sua Santidade”, acrescentou.
Leia também:
Na quinta-feira (5), a emissora estatal China Global Television Network (CGTN) informou que ‘Dalai Lama‘ apareceu pelo menos 169 vezes nos arquivos de Epstein e mencionou um e-mail no qual um remetente desconhecido disse a Epstein que estava considerando ir a um evento em que o Dalai Lama deveria comparecer.
O vencedor do Prêmio Nobel da Paz, de 90 anos, fugiu da capital tibetana, Lhasa, aos 23 anos, temendo por sua vida depois que as tropas chinesas esmagaram um levante em 1959, após a anexação do Tibet em 1951. Atualmente, ele vive no exílio na cidade de Dharamsala, no norte da Índia, e lidera uma campanha por maior autonomia para os tibetanos, o que a China condena, chamando o líder espiritual de rebelde e separatista.
Uma busca nos arquivos de Epstein, divulgados pelo DOJ dos EUA e acessados pela AFP, produziu 154 resultados sobre o Dalai Lama. A AFP não identificou qualquer menção ou sugestão de um encontro entre o Dalai Lama e Epstein.
O e-mail mencionado pela CGTN e visto pela AFP foi enviado por uma pessoa cujo nome está redigido, no qual escreve para Epstein: “Sobre o evento que te falei há quase um mês na ilha, que o dalai lama está vindo e eu quero ir lá para vê-lo. Mas posso pular este evento se você precisar da minha ajuda hoje.” A pessoa escreve em um e-mail posterior: “…indo agora para o evento com o dalai lama“.
Não há menção nos e-mails de que a pessoa realmente conheceu ou viu o Dalai Lama, que ao longo dos anos fez inúmeras aparições públicas em todo o mundo.
Epstein foi condenado em 2008 por solicitar uma menor para prostituição. Ele morreu por suicídio em 2019 enquanto estava na prisão enfrentando acusações de tráfico sexual. Várias figuras públicas de alto perfil foram envolvidas na última divulgação de documentos dos EUA vinculados ao financista, com algumas renunciando aos seus cargos, enfrentando inquéritos oficiais e questionamentos públicos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
NASA adia Artemis 2 após vazamento e redefine cronograma da volta humana à Lua
2
Novo concorrente da poupança e das “caixinhas”: vale a pena investir no Tesouro Reserva?
3
EXCLUSIVO: Stellantis descarta cisão após rombo de R$ 138 bi e retorno aos motores V8
4
Raízen esclarece rumores sobre dívida bilionária após questionamento da CVM
5
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega