Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Governo Trump acaba com crédito para sistema start-stop em veículos
Publicado 17/02/2026 • 06:20 | Atualizado há 1 hora
Mercado encara temores com IA, balanços e inflação nos EUA; veja os destaques da semana
Apple desafia YouTube e Spotify com nova aposta em podcasts em vídeo
Veja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026
Criptomoedas desempenham um papel crescente em redes de tráfico humano, aponta relatório
Ex-banqueiro aposta no mercado de chás e cria império de US$ 578 milhões
Publicado 17/02/2026 • 06:20 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
REUTERS/Evelyn Hockstein/File Photo
O governo do presidente Donald Trump anunciou o fim do crédito regulatório concedido a montadoras que instalam o sistema start-stop em veículos vendidos nos Estados Unidos.
A medida foi confirmada pela Environmental Protection Agency (EPA), que informou que fabricantes não poderão mais utilizar o mecanismo para cumprir metas federais de emissões de gases de efeito estufa.
O sistema start-stop desliga automaticamente o motor quando o veículo está parado e o religa quando o motorista retira o pé do freio. A tecnologia foi incorporada em larga escala a partir de 2012, quando passou a gerar créditos regulatórios para ajudar montadoras a atingir padrões ambientais.
Até então, os créditos faziam parte do programa chamado “off-cycle”, voltado a tecnologias que reduzem emissões no uso real, mas cujo benefício nem sempre aparece integralmente nos testes laboratoriais.
Leia também:
Além do start-stop, o governo encerrou todos os créditos dessa categoria, incluindo incentivos para tecnologias como reaproveitamento do calor do motor para aquecimento interno e uso de tintas refletivas para reduzir a necessidade de ar-condicionado.
Estudos técnicos indicam que a tecnologia pode melhorar a eficiência de combustível entre 7% e 26%, dependendo das condições de direção, segundo pesquisa publicada pela SAE International em 2023.
Apesar disso, o sistema enfrenta resistência de parte dos consumidores. Em 2022, mais de 1% das reclamações registradas sobre defeitos automotivos no banco de dados do Departamento de Transportes estavam relacionadas ao start-stop. O índice caiu quase pela metade até 2024, mesmo com maior adoção da tecnologia.
A mudança regulatória ocorre em paralelo à decisão do governo Trump de rejeitar o chamado “endangerment finding”, parecer científico que fundamenta há quase duas décadas a regulação federal de emissões de gases de efeito estufa nos Estados Unidos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.
Mais lidas
1
Os Bancos estão funcionando nesta segunda-feira (16)? Confira horários de atendimento
2
A Bolsa de Valores está funcionando nesta segunda-feira (16)?
3
Carnaval 2026 recebe R$ 85 milhões em verba federal e vira foco de disputa política
4
Baly registra recorde de vendas com energético ‘sabor Tadala’ no Carnaval; Conselho de Farmácia critica produto
5
Veja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026