CNBC

CNBCTrump x Groenlândia: a Otan consegue defender o território e está disposta a fazer isso?

Mundo

Hassett pressiona Fed por cortes mais agressivos nos juros nos EUA

Publicado 09/01/2026 • 20:09 | Atualizado há 10 horas

KEY POINTS

  • Kevin Hassett defendeu que o Fed promova cortes mais profundos nos juros para sustentar o crescimento da economia americana
  • Assessor da Casa Branca afirmou que o governo tem alternativas legais para manter a política tarifária caso a Suprema Corte barre o uso da lei de emergência
  • Cotado para presidir o Fed, Hassett minimizou especulações sobre o cargo e disse estar satisfeito com a função atual
Kevin Hassett na Sala de Jantar de Estado da Casa Branca no dia 29 de abril de 2020.

Kevin Hassett na Sala de Jantar de Estado da Casa Branca no dia 29 de abril de 2020.

Casa Branca / Andrea Hanks / Flickr

O diretor do Conselho Econômico Nacional dos Estados Unidos, Kevin Hassett, afirmou nesta sexta-feira (9) que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) deveria promover cortes mais profundos na taxa de juros para sustentar a expansão da economia dos EUA.

“O Fed precisa cortar os juros mais”, afirmou em entrevista à Fox News. Ele ressaltou que, em sua avaliação, o atual nível das taxas ainda impõe restrições desnecessárias ao crescimento.

Hassett pontuou a necessidade de a política monetária ser mais compatível, segundo ele, com o desempenho recente da atividade econômica e do mercado de trabalho.

Leia mais:
Suprema Corte dos EUA sinaliza que decisão sobre tarifas de Trump está próxima; entenda
Mercado reage após Trump divulgar dados de emprego antes do relatório oficial

Em outras entrevistas realizadas nesta sexta-feira, Hassett afirmou que a Casa Branca dispõe de alternativas legais para manter sua política tarifária caso a Suprema Corte dos Estados Unidos decida contra o uso da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) pelo presidente Donald Trump.

“Temos alto crescimento sem inflação acelerada”, disse Hassett à CNBC, ao relatar uma conversa recente com Trump no Salão Oval. “A produtividade do país está nas alturas”, acrescentou.

Sobre as tarifas, Hassett afirmou que o governo já discutiu cenários de contingência. “Houve uma grande ligação ontem à noite com todos os principais para falar sobre, se a Suprema Corte decidir contra essa tarifa da IEEPA, qual seria o próximo passo”, disse.

Segundo ele, “há muitas outras autoridades legais que podem reproduzir os acordos que fizemos com outros países, e podem fazê-lo basicamente de forma imediata”.

O conselheiro reforçou que a expectativa do governo é sair vitorioso, mas que há planos alternativos. “Nossa expectativa é que vamos vencer e, se não vencermos, sabemos que temos outras ferramentas que podem nos levar ao mesmo lugar”, afirmou.

Hassett disse ainda que o representante de Comércio dos EUA, Jameson Greer, tem participado de perto do mapeamento dessas opções. “A Casa Branca tem um plano B”, disse à Fox Business, sem entrar em detalhes. Havia expectativa de que a Suprema Corte pautaria o tema na sessão desta sexta, o que não ocorrerá, segundo a imprensa americana.

Leia mais:
Trump: “acabei com 8 guerras, mas ainda assim não ganhei o Nobel da Paz”
Trump x Groenlândia: a Otan consegue defender o território e está disposta a fazer isso?

Hassett, apontado como um dos finalistas para ser indicado à presidência do Fed por Trump, minimizou especulações quando questionado sobre o assunto. “Estou realmente feliz com o trabalho que tenho aqui”, disse. “Vamos ver o que o presidente acha sobre onde eu devo estar”, salientou.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;