CNBC

CNBCTestes do Google com anúncios de imóveis derrubam ações de empresa do setor; entenda

Mundo

Instituto judaico cobra manifestação do governo brasileiro sobre ataque a judeus na Austrália

Publicado 14/12/2025 • 15:34 | Atualizado há 1 dia

KEY POINTS

  • O Instituto Brasil-Israel pede que o governo brasileiro condene “nos mais fortes termos” o ataque antissemita ocorrido em Sydney e defende o reforço de ações preventivas contra a intolerância religiosa.
  • A agressão aconteceu na madrugada de domingo (14), durante a celebração de Chanucá, e deixou 12 mortos e 29 feridos, segundo autoridades australianas.
  • Israel acusa o premiê Anthony Albanese de falhar no combate ao antissemitismo; Benjamin Netanyahu afirma ter alertado formalmente o governo australiano sobre o avanço desses episódios.

O diretor-executivo do Instituto Brasil-Israel (IBI), Pedro Kelson, disse em nota à imprensa que a entidade espera que o governo brasileiro condene “nos mais fortes termos” o ataque a judeus na Bondi Beach, em Sydney, neste domingo (14).

“Mais do que agir depois, é urgente intensificar ações preventivas que possam frear o crescimento de casos de antissemitismo na Austrália ou em qualquer outro lugar, preservando a segurança e o direito à fé de qualquer que seja a religião”, diz a nota. Ele afirma, também, que houve uma explosão de casos de intolerância religiosa na Austrália nos últimos anos.

Leia mais:
Lula pede para Trump prender dono da Refit em Miami
União Brasil expulsa ministro do governo Lula; entenda o caso

“Foram pichações, incêndios em sinagogas, casos de violência e que culminam agora nessa tragédia, muitas vezes tendo como disfarce ou falsa argumentação o antissionismo”, alerta. O ataque ocorreu na madrugada deste domingo durante uma celebração de um feriado judaico, o Chanucá.

Até o momento, as autoridades australianas informam que o número de mortos chega a 12, com 29 feridos. Autoridades do mundo inteiro estão se manifestando a respeito do episódio e Israel têm acusado o primeiro ministro australiano, Anthony Albanese, de não lidar com o aumento da onda de antissemitismo.

O primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou em um evento do governo em Dimona, que em agosto enviou uma carta à Albanese, alertando-o “que a política do governo australiano estava promovendo e encorajando o antissemitismo na Austrália”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;