Pfizer tem lucro com vendas de produtos contra a Covid.

CNBC Pfizer supera expectativas de lucro com vendas de produtos contra Covid e cortes de custos

Mundo

Intel reforça conselho com novos diretores, enquanto busca por CEO avança

Publicado 05/12/2024 • 12:25

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Intel anunciou nesta quinta-feira (5) a nomeação de dois novos diretores com ampla experiência em fabricação de semicondutores.
  • Eric Meurice, ex-CEO da ASML, e Steve Sanghi, CEO interino da Microchip Technology, passam a integrar o conselho da Intel com efeito imediato, informou a empresa.
  • A empresa não detalhou os comitês que os novos diretores irão integrar nem especificou os critérios do processo de busca pelo novo CEO.
Sede da Intel em Santa Clara, Califórnia.

Sede da Intel em Santa Clara, Califórnia

Foto: Reprodução/Coolcaesar

A Intel anunciou nesta quinta-feira (5) a nomeação de dois novos diretores com ampla experiência em fabricação de semicondutores, em meio ao processo de busca por um substituto para o ex-CEO Pat Gelsinger, que anunciou sua aposentadoria recentemente.

Eric Meurice, ex-CEO da ASML, e Steve Sanghi, CEO interino da Microchip Technology, passam a integrar o conselho da Intel com efeito imediato, informou a empresa. A chegada dos novos membros preenche um vazio deixado pela saída de Lip-Bu Tan, presidente do conselho da Cadence Design Systems, em agosto.

A empresa não detalhou os comitês que os novos diretores irão integrar nem especificou os critérios do processo de busca pelo novo CEO.

Segundo fontes próximas, a busca por novos diretores já estava em andamento antes da demissão de Gelsinger. De acordo com elas, que pediram anonimato por se tratar de informações confidenciais, o conselho da Intel vinha entrevistando executivos do setor de semicondutores há várias semanas.

Meurice liderou a ASML — fabricante de algumas das máquinas de produção de chips mais avançadas do mundo — por oito anos, período em que as ações da empresa quintuplicaram, destacou a Intel.

Já Sanghi retornou à Microchip como CEO interino em novembro, após ter comandado a companhia de 1991 a 2016. Antes disso, ele também ocupou cargos executivos na própria Intel.

“Eric e Steve são líderes altamente respeitados na indústria de semicondutores, cuja profunda expertise técnica, experiência executiva e rigor operacional os tornam excelentes adições ao conselho da Intel”, declarou Frank Yeary, presidente interino do conselho da empresa.

A chegada de Meurice e Sanghi ocorre em um momento decisivo para a Intel. Após a demissão de Gelsinger, no último final de semana, a empresa tem montado uma lista de possíveis substitutos com o auxílio de uma consultoria especializada em recrutamento executivo.

A Intel, que atualmente possui um valor de mercado abaixo de US$ 100 bilhões (cerca de R$ 615 bilhões), enfrenta uma fase de intensa redução de custos. Enquanto isso, o CFO David Zinsner e o chefe de produtos MJ Holthaus, estão atuando como co-CEOs interinos.

MAIS EM Mundo