Publicado 05/12/2024 • 12:25
KEY POINTS
Sede da Intel em Santa Clara, Califórnia
Foto: Reprodução/Coolcaesar
A Intel anunciou nesta quinta-feira (5) a nomeação de dois novos diretores com ampla experiência em fabricação de semicondutores, em meio ao processo de busca por um substituto para o ex-CEO Pat Gelsinger, que anunciou sua aposentadoria recentemente.
Eric Meurice, ex-CEO da ASML, e Steve Sanghi, CEO interino da Microchip Technology, passam a integrar o conselho da Intel com efeito imediato, informou a empresa. A chegada dos novos membros preenche um vazio deixado pela saída de Lip-Bu Tan, presidente do conselho da Cadence Design Systems, em agosto.
A empresa não detalhou os comitês que os novos diretores irão integrar nem especificou os critérios do processo de busca pelo novo CEO.
Segundo fontes próximas, a busca por novos diretores já estava em andamento antes da demissão de Gelsinger. De acordo com elas, que pediram anonimato por se tratar de informações confidenciais, o conselho da Intel vinha entrevistando executivos do setor de semicondutores há várias semanas.
Meurice liderou a ASML — fabricante de algumas das máquinas de produção de chips mais avançadas do mundo — por oito anos, período em que as ações da empresa quintuplicaram, destacou a Intel.
Já Sanghi retornou à Microchip como CEO interino em novembro, após ter comandado a companhia de 1991 a 2016. Antes disso, ele também ocupou cargos executivos na própria Intel.
“Eric e Steve são líderes altamente respeitados na indústria de semicondutores, cuja profunda expertise técnica, experiência executiva e rigor operacional os tornam excelentes adições ao conselho da Intel”, declarou Frank Yeary, presidente interino do conselho da empresa.
A chegada de Meurice e Sanghi ocorre em um momento decisivo para a Intel. Após a demissão de Gelsinger, no último final de semana, a empresa tem montado uma lista de possíveis substitutos com o auxílio de uma consultoria especializada em recrutamento executivo.
A Intel, que atualmente possui um valor de mercado abaixo de US$ 100 bilhões (cerca de R$ 615 bilhões), enfrenta uma fase de intensa redução de custos. Enquanto isso, o CFO David Zinsner e o chefe de produtos MJ Holthaus, estão atuando como co-CEOs interinos.
Mais lidas
Governo cogita troca no Ibama que pode facilitar exploração de petróleo na Margem Equatorial
Trump diz que EUA vão assumir e desenvolver Gaza, e que os 2 milhões de palestinos devem sair por enquanto
Lei para criptomoedas atreladas a ativos reais é prioridade, diz 'czar de cripto' da Casa Branca
Veja quais são as empresas mais amadas para trabalhar no Brasil, segundo pesquisa
Ações do Spotify sobem 10% após empresa registrar primeiro ano lucrativo