CNBC Primeiro-ministro do Catar nega que presente de jato para Trump seja suborno

Mundo

Investimento imobiliário europeu cresce no primeiro trimestre, mas incerteza macroeconômica obscurece perspectivas

Publicado 28/04/2025 • 09:32 | Atualizado há 3 semanas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O investimento no setor imobiliário da Europa está se recuperando rapidamente após anos de atividade moderada, de acordo com uma nova pesquisa do grupo de propriedades comerciais CBRE
  • O investimento em imóveis europeus subiu 6% anualmente, para 45 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2025, à medida que o sentimento macroeconômico melhorou e as taxas de juros caíram.
  • Ainda assim, a CBRE alertou que o recente deterioramento do sentimento econômico global — impulsionado em parte pelo novo regime tarifário dos EUA — pode pesar sobre os fluxos de investimento daqui para frente.
Edifícios de arquitetura Haussmann são refletidos na fachada da loja de departamentos Samaritaine, no centro de Paris, em 10 de outubro de 2023.

Edifícios de arquitetura Haussmann são refletidos na fachada da loja de departamentos Samaritaine, no centro de Paris, em 10 de outubro de 2023.

Dimitar Dilkoff | Afp | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)

O setor imobiliário da Europa está se recuperando rapidamente após anos de atividade moderada, com os volumes de investimento subindo um quarto nos últimos 12 meses, de acordo com uma nova pesquisa do grupo de propriedades comerciais CBRE.

O investimento em imóveis europeus subiu 6% anualmente, para 45 bilhões de euros (51 bilhões de dólares) no primeiro trimestre de 2025, à medida que o sentimento macroeconômico melhorou e as taxas de juros caíram. Os volumes de investimento aumentaram 25% anualmente no ano, para 213 bilhões de euros.

Os fluxos foram amplos entre os setores, com ativos residenciais, como imóveis multifamiliares e habitação estudantil, liderando o crescimento, com alta de 43% no ano. O setor já havia sido identificado como um dos principais alvos para o investimento imobiliário transfronteiriço na Europa, segundo a Pesquisa de Intenções dos Investidores Europeus 2025 da CBRE.

Leia mais:

O investimento em varejo ficou logo atrás, subindo 31% ano a ano nos últimos 12 meses e aumentando 26% — mais do que qualquer outro setor — no primeiro trimestre de 2025.

Hotéis, indústrias e logística, e escritórios também registraram aumentos nos fluxos de investimento anual de 23%, 19% e 16% ao longo do último ano, respectivamente. O setor de saúde, por outro lado, foi o único a registrar queda nos volumes de investimento durante o período.

Os dados refletem insights semelhantes da empresa imobiliária britânica Rightmove, que no início deste mês apontou um ressurgimento nos volumes de investimento no primeiro trimestre nos principais setores de escritórios, indústria e varejo do Reino Unido.

Isso ocorre enquanto o setor imobiliário europeu mostrava sinais de melhora em 2024, após o Banco Central Europeu e o Banco da Inglaterra moverem-se para cortar as taxas de juros, e as perspectivas de crescimento melhorarem em diversos mercados-chave.

Ainda assim, a CBRE alertou que a recente deterioração do sentimento econômico global — impulsionada em parte pelo novo regime tarifário dos EUA — pode pesar no apetite por investimentos daqui para frente.

“2025 começou de forma sólida, com ativos de varejo, residencial e de escritórios parecendo particularmente atraentes para os investidores,” disse Chris Brett, chefe de Mercados de Capitais para a Europa na CBRE.

“No entanto, estamos cientes do ambiente macroeconômico que muda rapidamente e antecipamos uma abordagem mais cautelosa tanto por parte dos vendedores quanto dos compradores em resposta à volatilidade do mercado.”

Na semana passada, o FMI reduziu sua previsão de crescimento global para 2025 para 2,8%, uma queda de 0,5 ponto percentual em relação à estimativa anterior, citando as tarifas dos EUA como um “choque negativo importante para o crescimento.” O órgão financeiro também reduziu sua perspectiva de crescimento para a área do euro este ano, de 1% para 0,8%.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo