Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Irã não pode ter armas nucleares”, diz Trump em encerramento da cúpula da OTAN
Publicado 25/06/2025 • 11:22 | Atualizado há 4 meses
Famílias da máfia Cosa Nostra comandam esquema de apostas que levou astros da NBA para a prisão
Disney alerta que ESPN e outros canais podem sair do YouTube TV no fim do mês
Acordo entre Anthropic e Google Cloud inclui 1 milhão de TPUs e 1 GW de capacidade em 2026
Ford supera expectativas de lucro, mas reduz projeção para 2025 após incêndio em fornecedora
Meta demite funcionários da área de risco em meio a reestruturação e avanço de automação com IA
Publicado 25/06/2025 • 11:22 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participou nesta quarta-feira (25) do encerramento da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e defendeu o aumento dos investimentos militares dos países aliados. Durante seu discurso, Trump destacou que as nações membros elevaram suas contribuições para defesa de 2% para 5% do Produto Interno Bruto (PIB).
“Irã não pode ter armas nucleares”, afirmou Trump, ao comentar sobre as recentes ações militares americanas contra instalações nucleares iranianas. Segundo ele, o ataque destruiu completamente a estrutura em Fordo e comprometeu o programa nuclear do país por anos.
Leia também:
Ataques dos EUA atrasaram programa nuclear do Irã em apenas alguns meses, aponta relatório
Primeiro-ministro da China pede que não transformem o comércio numa questão política ou de segurança
Trump afirmou que quase todos os países da OTAN concordaram em ampliar seus orçamentos militares para um novo patamar. De acordo com ele, os Estados Unidos seguem responsáveis por dois terços do total investido pela aliança, mas os parceiros anunciaram um acréscimo de US$ 70 bilhões em financiamento.
O presidente declarou que, após as eleições americanas de novembro, os aliados aceleraram os planos para elevar os investimentos. “Quando eu cheguei aqui, eram quatro países que cumpriam os 2%, como a Polônia. Agora, todos concordaram em mais do que dobrar esse orçamento na maioria dos casos”, afirmou.
Durante a coletiva, Trump disse que o ataque conduzido pelos Estados Unidos contra a base nuclear iraniana em Fordo foi decisivo. Ele relatou ter recebido uma comunicação da Comissão Atômica de Israel, confirmando que a operação comprometeu de forma significativa a capacidade de o Irã desenvolver armas atômicas.
Ele também citou os conflitos na Ucrânia como motivo para a ampliação do orçamento militar e ressaltou a importância de os países da OTAN investirem em defesa e segurança energética. “A Europa está aceitando mais responsabilidade para prevenir futuros desastres, como a situação entre Rússia e Ucrânia”, declarou.
Trump completou que parte dessa estratégia inclui reduzir a dependência de minerais críticos e citou a Ucrânia como país relevante nesse cenário. O presidente americano também agradeceu aos países aliados pela cúpula e destacou o apoio recebido da Holanda. “As pessoas são incríveis”, disse, ao mencionar os anfitriões e outros parceiros da aliança militar.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
2
Cosan: conselho aprova oferta de novas ações ao BTG e Perfin para reduzir dívida e reforçar capital
3
Ambipar: nova decisão judicial limita movimentação de bens de CFO; é o segundo executivo da empresa a ser notificado nas últimas 48 horas
4
Apesar de crise, Ambipar mantém contrato com grandes empresas e vai atuar com a Petrobras na Margem Equatorial do Amazonas
5
BTG: Balanço da Usiminas foi ‘confuso’, com impairment bilionário e setor de aço ainda sob forte pressão