Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Irmão de Elon Musk critica tarifas de Trump: “Imposto permanente para o consumidor americano”
Publicado 07/04/2025 • 20:51 | Atualizado há 7 meses
Restrições do Congresso dos EUA ao cânhamo ameaçam indústria de US$ 28 bilhões e levam empresas à ofensiva
Servidores federais começarão a receber pagamento retroativo após shutdown
Tesla faz recall de 10.500 baterias Powerwall 2 por risco de superaquecimento e incêndio
IA não é uma bolha, e sim o início de uma revolução, diz executiva do JPMorgan
Prêmio da Mega Millions se aproxima de R$ 5 bilhões nos EUA
Publicado 07/04/2025 • 20:51 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Kimbal Musk, cofundador da The Kitchen Community, fala durante a Conferência Global Anual do Milken Institute em Beverly Hills, Califórnia, em 3 de maio de 2016.
Patrick T. Fallon | Bloomberg | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)
O irmão mais novo de Elon Musk, Kimbal, foi à rede social X nesta segunda-feira (7) para criticar as tarifas do presidente Donald Trump, chamando-as de um “imposto estrutural e permanente para o consumidor americano”. Ele também disse que Trump parece ser o “presidente americano que mais cobra impostos em gerações”.
“Mesmo que ele tenha sucesso em trazer empregos de volta ao país por meio da tarifa, os preços continuarão altos e o imposto sobre o consumo permanecerá na forma de preços elevados porque simplesmente não somos tão bons em fabricar coisas”, escreveu Kimbal Musk no X, uma das empresas do vasto portfólio de seu irmão.
O irmão mais novo de Musk é dono de uma rede de restaurantes chamada The Kitchen, membro do conselho da Tesla e ex-diretor da SpaceX e da Chipotle. Ele também cofundou e investiu em outras startups de alimentos e tecnologia, incluindo a Square Roots, uma empresa de agricultura indoor, e a Nova Sky Stories, criadora de shows de luzes com drones que ele comprou da Intel.
Elon Musk é um dos principais conselheiros de Trump, supervisionando o chamado Departamento de Eficiência Governamental, ou DOGE (na sigla em inglês), uma iniciativa para reduzir drasticamente os gastos federais, principalmente por meio de demissões, além de consolidar ou eliminar agências e regulamentações. No entanto, sua relação com algumas figuras-chave do governo Trump tem mostrado sinais de tensão nos últimos dias, à medida que as tarifas generalizadas do presidente levaram a uma forte queda nas ações, incluindo da Tesla, que caiu 42% neste ano e acabou de encerrar seu pior trimestre desde 2022.
No fim de semana, Elon Musk mirou no conselheiro comercial de Trump, Peter Navarro, desdenhando de suas qualificações em uma postagem no X.
“Um PhD em economia por Harvard é algo ruim, não bom”, escreveu Musk, depois que Navarro disse à CNN no sábado que “O mercado encontrará um fundo” e que o Dow Jones “atingirá 50.000 durante o mandato de Trump”. Atualmente, está em cerca de 38.200 pontos.
Musk também disse que Navarro não construiu “nada”. Navarro afirmou à CNBC nesta segunda-feira que Musk “não é um fabricante de carros”, mas sim um “montador de carros”, dependente de peças do Japão, China e Taiwan.
A Tesla buscava uma abordagem mais moderada sobre comércio e tarifas em uma carta recente ao Representante Comercial dos EUA.
De acordo com registros da Comissão Eleitoral Federal, Kimbal Musk contribuiu este ano com fundos para o Comitê Nacional Libertário e para o Partido Libertário de Connecticut. Em 2024, enquanto seu irmão se tornou o maior financiador e defensor de Trump, Kimbal doou para o Unite America PAC, um grupo que se define como um “fundo de investimento filantrópico que investe em reformas eleitorais apartidárias para promover um governo mais representativo e funcional”.
Um representante de Kimbal Musk não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
____
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Por que a Hapvida desabou 42% na B3 em um único dia?
2
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
3
Em ação bilionária, justiça britânica condena BHP por tragédia ambiental em Mariana
4
Executiva do Nubank que acabou com home office esteve no centro de outras polêmicas; veja
5
AMBIPAR: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo