Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Juiz barra ação de Trump e impede uso da Guarda Nacional em Los Angeles
Publicado 12/06/2025 • 22:57 | Atualizado há 5 meses
A trajetória do Alibaba: como a pequena plataforma de vendas chinesa transformou-se no maior IPO da história
Hyundai apresenta conceito de SUV off-road e reforça aposta no mercado americano
Ucrânia sob pressão em meio a relatos de que Rússia e EUA elaboraram um plano de paz secreto
CEO da Nvidia, Jensen Huang, rejeita tese de bolha de IA: “Vemos algo muito diferente”
CEO da Williams-Sonoma diz que impacto das tarifas será maior no próximo trimestre
Publicado 12/06/2025 • 22:57 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Membros da Guarda Nacional da Califórnia montam guarda do lado de fora do Edifício Federal Edward R. Roybal, em Los Angeles
AFP
Um juiz federal dos Estados Unidos suspendeu, nesta quinta-feira (12), a decisão do ex-presidente Donald Trump de federalizar a Guarda Nacional da Califórnia e enviá-la a Los Angeles, em resposta aos protestos contra as recentes operações do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE). A decisão judicial ocorre após dias de manifestações em várias cidades americanas e intensifica o embate entre a Casa Branca e o governo da Califórnia.
O juiz Charles Breyer, do Tribunal Distrital dos EUA, afirmou que Trump violou a Constituição ao acionar tropas estaduais sem seguir o devido processo legal. A decisão determina que o controle da Guarda Nacional da Califórnia seja devolvido imediatamente ao governador Gavin Newsom. “As ações do presidente ultrapassaram sua autoridade legal e infringiram a Décima Emenda”, escreveu o magistrado.
Leia mais:
Trump assina medida que impede a Califórnia de proibir a venda de carros movidos a gasolina
Governador da Califórnia diz que Trump põe ‘democracia sob ataque’
A ordem judicial ocorre após o envio de mais de 2.000 membros da Guarda Nacional e 700 fuzileiros navais para apoiar ações federais de imigração em Los Angeles. O governo Trump, por meio do Departamento de Justiça, anunciou que vai recorrer da decisão. Newsom, por sua vez, afirmou nas redes sociais que “a militarização das ruas de Los Angeles é ilegal e perigosa”.
Desde a última sexta-feira (6), quando o ICE realizou uma série de operações que resultaram na detenção de centenas de migrantes na Califórnia, milhares de pessoas têm protestado nas ruas de Los Angeles, Nova York, Chicago e outras cidades. De acordo com o Departamento de Segurança Interna (DHS), 330 migrantes foram detidos em Los Angeles, dos quais 113 tinham antecedentes criminais.
Durante audiência no Capitólio, o secretário de Defesa Pete Hegseth criticou a decisão judicial e evitou afirmar se irá cumpri-la. Ele classificou a medida como interferência do Judiciário em assuntos de segurança nacional.
O prefeito de Los Angeles, Karen Bass, decretou toque de recolher em áreas do centro da cidade pela terceira noite consecutiva. A Polícia de Los Angeles informou que mais de 400 pessoas foram presas desde o início das manifestações.
A tensão se intensificou após o senador Alex Padilla (D-Calif.) ser retirado à força de uma coletiva de imprensa em Los Angeles ao tentar questionar a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem. Em declaração, Noem disse que o ICE tem “dezenas de milhares de alvos”, mas não revelou quantas detenções ainda estão previstas.
A Casa Branca justificou a ação com base no Título 10 do Código dos EUA, alegando que as manifestações em Los Angeles configuram “rebelião contra a autoridade federal”. No entanto, o juiz Breyer contestou esse argumento, afirmando que os protestos estão protegidos pela Primeira Emenda e “não atendem à definição legal de insurreição”.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
2
Incêndio atinge pavilhões da COP30 em Belém; participantes são retirados pelos bombeiros
3
Escalado para atuar nas negociações da COP-30, Lula pede roteiro para países abandonarem petróleo
4
Diretor do filme ‘Bitcoin Brasil’ explica por que a criptomoeda pode redefinir o futuro financeiro
5
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG