CNBC
Homem acompahando gráficos de ações na B3

CNBCInabaláveis: por que as ações brasileiras ignoraram o ataque à Venezuela?

Mundo

Londres tem mobilização contra projeto de super embaixada chinesa; decisão é iminente

Publicado 17/01/2026 • 13:55 | Atualizado há 2 horas

AFP

KEY POINTS

  • Os manifestantes, a maioria com o rosto coberto, reuniram-se de forma pacífica nas proximidades do local previsto para a representação diplomática.
  • Cartazes exibidos pelos manifestantes diziam: "Não à superembaixada da China", "O MI5 (serviço de inteligência britânico) foi alertado" e "O Partido Trabalhista se rendeu".
  • Há anos, a China tenta transferir sua embaixada do bairro nobre de Marylebone para um local próximo à Torre de Londres e ao centro financeiro da City. No entanto, o plano gera controvérsia.

Toby Shepheard / AFP

Pessoas se reúnem no local da antiga Casa da Moeda Real em Londres, em 17 de janeiro de 2026, para protestar contra a proposta de transferir a embaixada da China para este local, a poucos passos da Torre de Londres

Centenas de pessoas se reuniram neste sábado (17) em Londres para protestar contra o polêmico projeto de uma super embaixada chinesa no centro da capital britânica. O governo deve anunciar sua decisão sobre este caso delicado até terça-feira, informou a AFP.

Os manifestantes, a maioria com o rosto coberto, reuniram-se de forma pacífica nas proximidades do local previsto para a representação diplomática, a poucos passos da turística Torre de Londres.

Eles contaram com a presença da líder da oposição conservadora, Kemi Badenoch, que reforçou, em um discurso, sua rejeição ao projeto.

Leia também: Reino Unido discute restringir redes sociais para crianças e adolescentes; entenda por que

Cartazes exibidos pelos manifestantes diziam: “Não à superembaixada da China”, “O MI5 (serviço de inteligência britânico) foi alertado” e “O Partido Trabalhista se rendeu”.

O governo de Keir Starmer, que tem até o dia 20 de janeiro para se pronunciar sobre o caso, já adiou a decisão diversas vezes.

Há anos, a China tenta transferir sua embaixada do bairro nobre de Marylebone para um local próximo à Torre de Londres e ao centro financeiro da City. No entanto, o plano gera controvérsia.

Para Benedict Rogers, líder do grupo de direitos humanos Hong Kong Watch, “é muito provável que um local como este seja usado para espionagem”, citando a presença de cabos subterrâneos de comunicação sensíveis na área.

Leia também: Depois de viralizar ao chamar Guaraná de ‘horrível’, prefeito de Londres muda de opinião

Ele também expressou preocupação com as consequências para “diferentes comunidades da diáspora” chinesa, incluindo dissidentes de Hong Kong.

O sentimento é o mesmo para Brandon, um honconguês de 23 anos que vive em Manchester (norte da Inglaterra), para quem o projeto levanta “muitas preocupações”. “É como uma base operacional. E fica bem no centro de Londres”, disse ele à AFP.

“Não acho que seja bom para ninguém, exceto para o governo chinês”, continuou. Outra manifestante, também originária de Hong Kong, pediu que o primeiro-ministro Keir Starmer “volte atrás”, alegando que “há um risco elevado para a segurança nacional do Reino Unido, não apenas para os honcongueses”.

A mulher, de 60 anos, vive há três anos no Reino Unido e não quis ser identificada por medo de represálias.

Para Benedict Rogers, a situação é clara: o projeto é uma forma de o Reino Unido priorizar seus interesses comerciais. No entanto, ele adverte: “os benefícios não compensarão os custos”.

Na terça-feira (13), o jornal Daily Telegraph, que afirma ter tido acesso às plantas originais do vasto edifício, revelou que Pequim planeja construir “salas secretas” sob a embaixada, incluindo uma “câmara escondida”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;