CNBC

CNBCNa disputa pelo Fed, Waller promete defender independência do banco bentral diante de Trump

Mundo

Mercados europeus sobem com expectativa de corte de juros no Reino Unido

Publicado 17/12/2025 • 10:30 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • As bolsas europeias operam em alta, com Londres subindo 1,6% após a inflação ao consumidor desacelerar mais que o esperado, reforçando a aposta de corte de juros pelo Banco da Inglaterra.
  • O setor de petróleo impulsiona ganhos, com a Shell subindo 2,4% e a TotalEnergies 1,6%, devido ao bloqueio total dos EUA a petroleiros sancionados na Venezuela.
  • A Enel cai 0,9% em Milão após notícias de que a Aneel teria iniciado processo para romper o contrato de concessão em São Paulo, embora a empresa negue notificação oficial.
Pessoas andando nas ruas do Reino Unido

Pessoas andando nas ruas do Reino Unido

Pexels

As bolsas europeias operam em alta nesta quarta-feira (17), com Londres em destaque ao registrar ganho em torno de 1,6%, após a inflação ao consumidor no Reino Unido desacelerar mais do que o esperado. O movimento reforça as expectativas de flexibilização monetária pelo Banco da Inglaterra, que decide sobre os juros na quinta-feira.

Por volta das 7h31 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,5%, aos 582,58 pontos. A alta era liderada por Londres, que subia 1,7%. Frankfurt registrava avanço de 0,14%, enquanto Paris operava próxima da estabilidade, com leve queda de 0,03%. Milão e Lisboa subiam 0,6%, e Madri avançava 0,5%.

Segundo o Société Générale, a primeira queda dos preços ao consumidor no Reino Unido em novembro desde janeiro surpreendeu o mercado e trouxe um tom mais otimista para os títulos do governo britânico (Gilts). Para o banco, “os dados tornam o corte de juros do Banco da Inglaterra amanhã uma formalidade”.

Leia também:

O cenário também favorecia ações ligadas a commodities em Londres. A Shell avançava 2,4%, acompanhando a alta do petróleo, após os Estados Unidos bloquearem totalmente a entrada e saída de petroleiros sancionados da Venezuela. Em Paris, a TotalEnergies subia 1,6%.

No setor corporativo, a Diageo registrava alta de 0,5% em Londres, após anunciar a venda de participações majoritárias em duas empresas de bebidas do Quênia para a japonesa Asahi, por cerca de US$ 2,3 bilhões.

Na ponta negativa, a Enel recuava 0,9% em Milão. A Enel São Paulo informou, na noite de terça-feira, que ainda não foi formalmente comunicada sobre qualquer ato administrativo ou abertura de procedimento relacionado à sua concessão pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), apesar de notícias de que o órgão regulador já teria iniciado o processo para romper o contrato da empresa.

Além do CPI britânico, dados da zona do euro também entraram no radar e indicaram inflação anual abaixo das previsões e da leitura preliminar. Na Alemanha, o índice Ifo decepcionou. Para James Mashiter, da SEI, os números não justificam mudanças na política monetária do Banco Central Europeu, que também decide sobre juros na quinta-feira (18).

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;