Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Na ONU, Trump chama mudança climática de ‘o maior golpe já aplicado’
Publicado 23/09/2025 • 17:43 | Atualizado há 3 horas
Índia aposta US$ 18 bilhões para virar potência em chips; o que isso significa?
Nvidia e OpenAI criticam aumento da taxa do visto de trabalho anunciado por Trump
‘Falhar é o caminho para o sucesso’: estrela do tênis Naomi Osaka ensina como lidar com derrotas
Rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA ficam estáveis enquanto investidores aguardam indicador-chave de inflação
Com Apple e Nvidia disparando, Jim Cramer defende investir em ações individuais
Publicado 23/09/2025 • 17:43 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Foto porMICHAEL M. SANTIAGO / GETTY IMAGES AMÉRICA DO NORTE / Getty Images via AFP
Presidente dos EUA critica renováveis e exalta carvão como “limpo e bonito”.
Durante discurso na ONU nesta terça-feira (23), Donald Trump criticou duramente políticas ambientais, classificando as energias renováveis como “uma piada” e elogiando o carvão mineral, que chamou de “limpo e bonito”. Segundo Trump, as mudanças climáticas representam “o maior golpe já aplicado ao mundo”, comentário feito na véspera da cúpula do clima convocada pelo secretário-geral António Guterres, que busca incentivar países a atualizar metas de redução de emissões.
Leia mais:
Ouro fecha em alta de mais de 1% e bate novo recorde histórico após discurso de Trump na ONU
Na ONU, Trump diz que Brasil só terá sucesso com os EUA e anuncia encontro com Lula na próxima semana
Lula na ONU: ‘Nossa democracia e soberania são inegociáveis’
Ao longo de quase uma hora de fala, o presidente dos Estados Unidos atacou temas variados, incluindo imigração e a atuação da ONU em conflitos como os de Gaza e Ucrânia. Entretanto, o maior tom crítico foi direcionado ao debate climático, em um discurso alinhado à base política que vê a pauta ambiental como parte das disputas culturais estadunidenses. O pronunciamento ocorreu um dia antes do anúncio climático da China, principal rival geopolítico dos EUA.
Trump, que recebeu centenas de milhões de dólares em doações de grandes petrolíferas durante a campanha de 2024, declarou que a pegada de carbono “é uma farsa criada por pessoas com más intenções, e estão conduzindo todos a um caminho de destruição total”.
O conceito de pegada de carbono, que mede as emissões de gases de efeito estufa de pessoas, grupos ou produtos, foi popularizado nos anos 2000 por uma campanha publicitária desenvolvida para a petroleira BP. Críticos alegam que a intenção era transferir a responsabilidade das corporações para os indivíduos.
No discurso, Trump também atacou a energia solar e eólica, reforçando a revogação de incentivos fiscais para fontes renováveis por sua gestão e afirmando que “estamos nos livrando das chamadas renováveis, são uma piada, não funcionam, são caras demais”. O governo dos EUA tem dificultado a aprovação de projetos de energia eólica e buscado barrar iniciativas já em fase avançada.
O presidente dos EUA ressaltou as ações para expandir a exploração de petróleo, gás e carvão. Trump destacou que, em seu primeiro mandato, retirou o país do Acordo de Paris. Agora, além de abandonar políticas climáticas, Washington ameaça punir países que adiram ao sistema de precificação de carbono da Organização Marítima Internacional e inclui a venda de gás natural liquefeito em acordos comerciais.
Enquanto isso, a China amplia a exportação de tecnologias verdes, como painéis solares, baterias e veículos elétricos. Rachel Cleetus, da União de Cientistas Preocupados, afirmou à AFP: “O presidente Trump e sua administração continuam espalhando mentiras e desinformação sobre a ciência do clima e os benefícios da energia limpa, um grave desserviço ao povo americano.” Cleetus acrescentou: “A mudança climática já está aqui, é cara, e as pessoas precisam de soluções reais, não propaganda para aumentar o lucro dos poluidores de combustíveis fósseis.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
MBRF conclui fusão, anuncia nova diretoria e estreia nesta terça na B3
Marfrig e BRF definem próximos passos da incorporação de ações
Cosan e Raízen derretem na bolsa após anúncio da entrada do BTG e da Perfin no grupo de controle
Ibovespa B3 bate novo recorde histórico após Trump anunciar encontro com Lula
Na ONU, Trump diz que Brasil só terá sucesso com os EUA e anuncia encontro com Lula na próxima semana