CNBC

CNBCAções da Pandora sobem após CEO dizer que empresa quer reduzir dependência da prata

Mundo

Navio-tanque apreendido pelos EUA ocultou localização e visitou até Oriente Médio

Publicado 11/12/2025 • 19:34 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • O grande petroleiro que as forças americanas apreenderam na costa da Venezuela na quarta-feira tem ocultado repetidamente sua localização real desde 2024.
  • Os dados sugerem que o navio-tanque Skipper transportou petróleo sujeito a sanções proveniente do Irã e da Venezuela.
  • As indústrias petrolíferas de ambos os países estão sujeitas a sanções dos EUA, e a Skipper está sob sanção do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros desde 2022.

AFP

Frota de embarcações que EUA ameaçam apreender

O navio-tanque de petróleo bruto que as forças dos Estados Unidos apreenderam na quarta-feira (10) na costa da Venezuela mostrou desde 2024 um “padrão claro” de falsificação de sua localização (spoofing) para ocultar onde realmente estava, de acordo com uma consultoria de energia.

Dados sugerem que o navio-tanque com bandeira da Guiana, identificado como Skipper desde 2022, transportava petróleo sancionado do Irã e da Venezuela.

As indústrias de petróleo de ambas as nações estão sob sanções dos EUA, e o Skipper está sob sanção do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) desde 2022.

Matt Smith, analista-chefe dos EUA na consultoria Kpler, disse que o Skipper foi carregado secretamente com 1,1 milhão de barris de petróleo em meados de novembro.

Smith disse que o navio parecia estar a caminho de Cuba, embora tenha sido parado na costa da Venezuela desde que foi carregado.

Padrão de operações enganosas

Nos últimos dois anos, houve um total de mais de 80 dias em que há evidências do Skipper se engajando no chamado “spoofing” de AIS para obscurecer sua localização, de acordo com dados da Kpler.

Os dados do AIS, ou sistema de identificação automática, fornecem informações em tempo real sobre a localização de um navio e incluem o nome da embarcação, rumo, velocidade, classificação, indicativo de chamada e número de registro, de acordo com o site da Guarda Costeira dos EUA.

Durante o tempo em que a localização real do Skipper foi ocultada na rede AIS, houve múltiplas transferências de carga de navio para navio, segundo dados da Kpler.

Leia mais:
Ouro tem forte alta e prata bate recorde histórico; entenda motivos
Dados dos EUA e tensões geopolíticas derrubam preços do petróleo

Dimitris Ampatzidis, gerente de risco e conformidade da Kpler, disse que o Skipper exibiu “um padrão claro de operações enganosas que iam muito além do que suas transmissões AIS alegavam”.

  • Falsificação de Posição: “Posições falsificadas foram transmitidas, particularmente através de episódios prolongados de spoofing de AIS”, disse Ampatzidis.
  • Cargas Sancionadas: “O Skipper se envolveu em atividades totalmente inconsistentes com sua viagem declarada, incluindo cargas sancionadas no Irã e na Venezuela“.

Dados de escalas portuárias de 2025 mostram que o Skipper transportou petróleo dos portos de Jose, na Venezuela, e Kharg Island, no Irã, de acordo com a Kpler.

Objetivo das apreensões

O Skipper é de propriedade da Triton Navigation Corp., com sede nas Ilhas Marshall, e o proprietário beneficiário da carga, gerente e operador do navio é a Thomarose Global Ventures Ltd., com sede na Nigéria. A Triton Navigation está na lista de sanções do OFAC desde novembro de 2022.

Andrew Lipow, presidente da Lipow Oil Associates, disse: “Acredito que o propósito de apreender um navio-tanque de petróleo sancionado é fazer com que compradores de petróleo e proprietários de navios-tanque que operam na frota ‘sombra’ fiquem cautelosos ao carregar petróleo bruto venezuelano, reduzindo as receitas do governo Maduro e, em última análise, acelerando sua saída”.

Lipow acrescentou que, com os preços do petróleo pairando abaixo de US$ 60 (cerca de R$ 324, na cotação atual) por barril, o governo Trump “não está muito preocupado em perder suprimentos de petróleo venezuelano para o mercado; há muito petróleo por perto”. No entanto, ele notou: “Por outro lado, a China ficaria infeliz em perder o acesso a suprimentos de petróleo com grandes descontos.”

A apreensão ocorreu no momento em que o presidente americano Donald Trump intensificou a pressão sobre o presidente venezuelano Nicolás Maduro. Trump já havia dito que os “dias de Maduro estão contados”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;