O CEO da Microsoft, Satya Nadella, fala durante um evento em comemoração ao 50º aniversário da empresa na sede da Microsoft em Redmond, Washington, em 4 de abril de 2025. A Microsoft Corp., determinada a manter sua posição em inteligência artificial, em breve permitirá que os consumidores adaptem o assistente digital Copilot às suas próprias necessidades.

CNBC Microsoft passa em seu primeiro teste sobre tarifas dos EUA com exposição limitada de portfólio

Mundo

O conselheiro de segurança nacional de Trump, Mike Waltz, deve deixar o cargo após o escândalo do Signal

Publicado 01/05/2025 • 13:34 | Atualizado há 6 horas

CNBC

Redação CNBC

O Conselheiro de Segurança Nacional Michael Waltz olha para o celular enquanto se prepara para uma entrevista na Casa Branca, em 1º de maio de 2025, em Washington, D.C. Esta semana marca os primeiros 100 dias do segundo mandato do presidente dos EUA, Donald Trump.

O Conselheiro de Segurança Nacional Michael Waltz olha para o celular enquanto se prepara para uma entrevista na Casa Branca, em 1º de maio de 2025, em Washington, D.C. Esta semana marca os primeiros 100 dias do segundo mandato do presidente dos EUA, Donald Trump.

Andrew Harnik | Getty Images | Getty Images

WASHINGTON, DC – O conselheiro de Segurança Nacional Mike Waltz deve deixar seu cargo no governo Trump após a controvérsia sobre a criação de um grupo no aplicativo de mensagens Signal que foi usado para discutir planos militares dos EUA em março, de acordo com vários relatos da mídia na quinta-feira.

A CNBC não confirmou esses relatórios de forma independente.Waltz esteve notavelmente ausente de um evento na Casa Branca que marcou o Dia Nacional de Oração na quinta-feira (1).

O grupo Signal incluiu inadvertidamente o editor do The Atlantic, Jeffrey Goldberg, que relatou detalhes de mensagens trocadas entre altos funcionários do governo Trump.Os outros membros do grupo eram o secretário de Defesa Pete Hegseth, o secretário de Estado Marco Rubio, o vice-presidente JD Vance, o secretário do Tesouro Scott Bessent, o diretor da CIA Scott Ratcliff e a diretora de Inteligência Nacional Tulsi Gabbard.

Goldberg relatou que as mensagens terminaram com Hegseth em 15 de março detalhando planos que “incluíam informações precisas sobre pacotes de armas, alvos e cronograma” de ataques às forças Houthi no Iêmen, que foram lançados horas depois dessas mensagens.Waltz seria a primeira autoridade importante a deixar a Casa Branca desde o início do segundo mandato do presidente Donald Trump em janeiro.

No início desta semana, Trump disse ao The Atlantic que o emprego de Waltz estava garantido.Em uma discussão com repórteres da Atlantic, Trump foi questionado se ele acreditava que Hegseth permaneceria como chefe do Pentágono. Hegseth foi criticado por revelar os planos de ataque ao grupo que incluía Goldberg e por usar o aplicativo separadamente para enviar algumas informações sobre os ataques planejados contra as forças Houthi para sua esposa, seu irmão, seu advogado e alguns assessores.

“Sim, ele está seguro”, disse Trump sobre Hegseth.Questionado se Hegseth permaneceria no governo por mais tempo que Waltz, Trump respondeu: “Waltz está bem. Quer dizer, ele está aqui. Ele acabou de sair deste cargo. Ele está bem. Ele também foi espancado.”O órgão de fiscalização interna do Pentágono está investigando Hegseth pelo uso do Signal para discutir ataques militares iminentes.

A investigação do Gabinete do Inspetor Geral determinará se Hegseth e outros funcionários do Departamento de Defesa cumpriram as regras sobre o “uso de um aplicativo de mensagens comerciais para negócios oficiais”, disse o gabinete no mês passado.Hegseth e outros no governo Trump minimizaram a controvérsia, dizendo que nenhuma informação confidencial foi compartilhada nos chats do Signal.

O primeiro conselheiro de segurança nacional de Trump, o tenente-general aposentado do Exército Michael Flynn, renunciou sob críticas no início de 2017, após apenas 24 dias, por ter enganado o então vice-presidente Mike Pence sobre seus contatos com o embaixador russo Sergey Kislyak durante a transição presidencial.

No final de 2017, Flynn concordou em se declarar culpado de mentir para o FBI sobre suas conversas com Kislyak.Trump perdoou Flynn no final de 2020, meses antes de deixar o cargo.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo