Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Papa Francisco tem quadro ‘complexo’ de saúde
Publicado 17/02/2025 • 16:16 | Atualizado há 8 meses
Anthropic abrirá primeiro escritório na Índia enquanto rival OpenAI aumenta presença no país
Ações de gigantes automobilísticos despencam com as novas tarifas de aço da União Europeia
Verizon fecha acordo com AST SpaceMobile para fornecer serviço celular a partir do espaço; Ações da AST disparam
Indústria siderúrgica do Reino Unido alerta para a “maior crise” de todos os tempos com aumento de tarifas
Importadora prevê falta de árvores de Natal no fim do ano
Publicado 17/02/2025 • 16:16 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Papa Francisco
Reuters.
O Vaticano disse na segunda-feira (17), que o papa Francisco, de 88 anos, apresenta um “quadro clínico complexo”, que exigirá mais hospitalização. O pontífice argentino foi internado no Hospital Gemelli na última sexta-feira (14), após uma semana de bronquite.
Conforme a agência de notícias italiana Ansa, o papa Francisco, que teve que retirar um dos pulmões ainda quando morava na Argentina, chegou ao Gemelli na sexta-feira sem muito fôlego devido à dificuldade respiratória ligada a um excesso de muco, e um tratamento “caseiro” para bronquite não havia dado os resultados esperados.
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que os resultados dos exames realizados nos últimos dias indicam que o pontífice está sofrendo de uma “infecção respiratória polimicrobiana” que exigiu uma mudança adicional em sua terapia medicamentosa.
O papa tem enfrentado problemas de saúde há muito tempo, incluindo episódios prolongados de bronquite. Durante a Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, no último domingo (9), o pontífice pediu para um assistente ler o discurso por conta de dificuldades respiratórias.
Ele usa um andador ou bengala para se mover. Em janeiro, sofreu uma queda em sua casa e machucou o braço direito. Na ocasião, teve de imobilizar o braço por precaução.
Antes disso, o Papa já havia aparecido com um hematoma após bater o queixo em sua mesinha de cabeceira. Ele também tem utilizado cadeira de rodas para se movimentar.
Se Francisco vier a falecer, o Vaticano declara a chamada “Sé Vacante”, período em que não há um líder oficial da igreja católica. No momento de intervalo entre a morte ou renúncia de um papa e a eleição de seu sucessor, o atual Cardeal Camerlengo – Kevin Farrell – fica responsável por administrar a instituição.
Durante esse momento, a Cúria Romana – conjunto de órgãos que governa a Igreja – tem suas atividades reduzidas, funcionando apenas para o necessário.
Um novo papa é escolhido por meio de um conclave, reunião secreta do Colégio dos Cardeais no Vaticano, na qual apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar. O grupo se reúne na Capela Sistina para decidir quem será o novo líder da Igreja.
Para ser eleito, um candidato precisa receber pelo menos dois terços dos votos. Se ninguém atingir essa marca, o processo segue até que haja um consenso.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
De quem é a culpa da crise dos COEs de Ambipar e Braskem?
JPMorgan Chase avança todo dia para se tornar o primeiro megabanco do mundo totalmente movido a IA
InterCement tem plano de recuperação aprovado por credores e inicia reestruturação de R$ 10 bilhões