PIB da Coreia do Sul encolhe 0,1% no primeiro trimestre em meio à incerteza política
Publicado 23/04/2025 • 20:49 | Atualizado há 5 horas
Empresas americanas desembolsaram milhões para a posse de Trump. Agora, ele está destruindo muitos de seus negócios
Trump quer que as montadoras transfiram a produção de veículos para os EUA. Não é tão simples assim
5 citações: Elon Musk sobre cronograma de robotáxis, robôs Optimus, tarifas, energia e o futuro da Tesla
A ‘regra simples’ de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil
CEO da OpenAI, Sam Altman deixa cargo de presidente do conselho da Oklo
Publicado 23/04/2025 • 20:49 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
Prédios comerciais e residenciais vistos do telhado da Lotte Corp. World Tower ao pôr do sol em Seul, Coreia do Sul, na terça-feira, 28 de novembro de 2023.
Bloomberg | Bloomberg | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)
O PIB da Coreia do Sul encolheu 0,1% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre, de acordo com dados preliminares, marcando a primeira contração de sua economia desde o quarto trimestre de 2020.
O número do PIB ficou abaixo do aumento de 0,1% esperado pela pesquisa da Reuters, e representa uma reversão em comparação com o aumento de 1,2% no último trimestre de 2024.
Dados do Banco da Coreia mostraram que a queda se deveu principalmente à retração na construção civil, com o setor encolhendo 12,4% em relação ao ano anterior.
Leia mais:
Em seu comunicado de política monetária de 17 de abril, o Banco da Coreia (BOK) havia alertado que o crescimento do PIB da Coreia do Sul para 2025 deve ficar abaixo da previsão de fevereiro de 1,5%. O banco central manteve as taxas de juros em 2,75% na reunião de abril.
O BOK observou que o crescimento econômico doméstico tem sido mais fraco do que o esperado, já que a demanda interna e as exportações desaceleraram devido à prolongada incerteza política e às condições comerciais deterioradas.
Uma nota de 17 de abril de Jeff Ng, chefe de estratégia macro asiática do Sumitomo Mitsui Banking Corporation, já previa a desaceleração, acrescentando que pode haver mais cortes pelo BOK “nos próximos meses.” Ele prevê o próximo corte de juros em maio.
O primeiro trimestre da Coreia do Sul foi marcado por incerteza política, à medida que os processos de impeachment do ex-presidente Yoon Suk Yeol e do primeiro-ministro Han Duck-soo se arrastaram.
A Corte Constitucional anulou o impeachment de Han em março e o reintegrou como presidente interino, antes de remover Yoon do cargo em 4 de abril. A Coreia do Sul irá às urnas em 3 de junho para escolher um novo presidente.
A economia sul-coreana, voltada para exportações, também foi afetada pela turbulência da guerra comercial. Embora o presidente dos EUA, Donald Trump, tenha suspendido temporariamente suas “tarifas recíprocas” generalizadas em 9 de abril, a Coreia do Sul ainda está sujeita a uma tarifa de 25% sobre aço e automóveis, que estão entre as maiores exportações do país para os EUA.
A Hyundai e a Kia, da Coreia do Sul, estão entre as oito marcas mais vendidas nos EUA. O país também é o quarto maior exportador de aço para os Estados Unidos.
A divulgação do PIB também ocorre no momento em que uma equipe sul-coreana segue para os EUA para negociações comerciais, com o presidente interino Han dizendo, segundo relatos, que espera que as negociações com os EUA abram caminho para um resultado mutuamente benéfico.
O ministério do comércio, indústria e economia da Coreia do Sul disse na quinta-feira que a pauta da reunião com os EUA está sendo coordenada e ainda não foi finalizada.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
EUA x CHINA: Líder nos smartphones na China e mirando a Tesla, Xiaomi apresenta sua super fábrica que monta um carro a cada 76 segundos
Trump busca 'acordo justo' com a China, mas caminho é incerto
Empresas americanas desembolsaram milhões para a posse de Trump. Agora, ele está destruindo muitos de seus negócios
Fluxo cambial total em 2025, até 17 de abril, é negativo em US$ 13,449 bi, revela BC
União Brasil e PP formam federação partidária e podem ter a maior bancada do Câmara dos Deputados