Por que cardeal sueco é favorável à lei sobre ‘ecocídio’ e está cotado para ser o novo papa
Publicado 08/05/2025 • 06:54 | Atualizado há 5 horas
Disney anuncia parque temático e resort em Abu Dhabi
Disney supera estimativas com avanço inesperado no streaming
Divisão de TV cabo e digital da Comcast será chamada de Versant
Ações da Novo Nordisk sobem após empresa prever queda nas vendas de versões genéricas do Wegovy
Por que os mercados indianos não se intimidam com os ataques contra o Paquistão
Publicado 08/05/2025 • 06:54 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
Anders Arborelius (foto) era visto pelo papa Francisco como modelo de liderança
Anders Arborelius
Visto pelo papa Francisco como um “modelo de liderança”, o bispo de Estocolmo, Anders Arborelius, esteve à frente de um crescimento improvável do catolicismo na Suécia. Assim, ele é um dos cardeais com chance de ser escolhido no conclave iniciado nesta quarta-feira, 7.
Arborelius, de 75 anos, foi nomeado por Francisco em 2017 como o primeiro cardeal da Escandinávia e da Suécia, país de forte tradição secular, com altas taxas de ateísmo e maioria protestante entre as religiões.
O crescimento da igreja em seu bispado se deve principalmente à chegada de imigrantes praticantes da fé católica, o que exigiu o empréstimo e até a compra de algumas igrejas luteranas no país para acomodar novos fiéis.
Assim como o último papa, Arborelius costuma adotar uma postura de defesa dos direitos dos imigrantes, apontando o multiculturalismo crescente do país escandinavo.
Em entrevista ao jornal especializado norte-americano The National Catholic Register, ele afirmou que o caráter plural da Igreja Católica sueca e a “mensagem universal” do Evangelho mostram como diferentes nacionalidades podem conviver.
Outro ponto convergente do bispo de Estocolmo em relação a Francisco é a preocupação com a pauta ambiental. Seu interesse pelo tema vem desde a década de 1970, e ele já defendeu tornar crime internacional a destruição em larga escala do meio ambiente, chamada de “ecocídio”.
Ele implementou ainda a restrição decretada pelo papa argentino à missa em latim, e diz não entender por que algumas pessoas desejam esse tipo de celebração, segundo o site especializado The College of Cardinals Report.
Arborelius nasceu na Suíça, mas cresceu na Suécia, país de origem de sua família. Foi luterano nominal até a adolescência, quando passou a se aproximar do catolicismo.
Na juventude, a busca pela espiritualidade o levou à tradição da Ordem Carmelita, voltada à oração e à vida interior.
Impactado pela leitura da autobiografia de Teresa de Lisieux, a Santa Teresinha do Menino Jesus, converteu-se ao catolicismo aos 20 anos e decidiu se juntar à Ordem dos Carmelitas Descalços. Foi ordenado padre dez anos mais tarde, em 1979.
O cardeal estudou teologia e filosofia em Bruges e Roma, onde se formou na Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, e obteve um mestrado em línguas modernas pela Universidade de Lund.
No trato pessoal, ele é descrito como afável e aberto ao diálogo. “É quase impossível encontrar alguém que desgoste de Arborelius”, afirma o jornal especializado Crux.
O sueco é membro de vários dicastérios do Vaticano: para o Clero, Bispos, Igrejas Orientais, Promoção da Unidade Cristã e o Conselho para a Economia.
Apesar do perfil semelhante a Francisco, tido como progressista, Arborelius se opõe a rótulos que levem à politização da Igreja Católica, considerada por ele como algo “muito perigoso”, conforme o The College of Cardinals Report.
Ele também é apontado como mais conservador ou menos claro em suas posições sobre outros temas, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Para especialistas consultados pelo Estadão, é provável que o novo papa tenha um perfil mais moderado, mas não oposto ao de Francisco.
O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, afirma que o sucessor terá um perfil distinto.
“O próximo papa não será uma xerox do papa Francisco”, disse no último domingo, 4, no Vaticano. O cardeal brasileiro é um dos eleitores deste conclave e, no passado, já foi cotado para ser papa.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
EXCLUSIVO: Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS, detalha estratégias sustentáveis para aumentar a eficiência
China diz que abriu negociações sobre tarifas a pedido dos Estados Unidos
Reino Unido deve se tornar o primeiro país a assinar um acordo comercial com os EUA, relata The New York Times
Brazilian Week 2025 tem cobertura especial no maior canal de negócios do país
Fumaça preta: primeira votação desta quinta (8) segue sem definição de um novo papa