Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Protestos desafiam repressão imigratória e detenção de criança nos EUA
Publicado 23/01/2026 • 19:51 | Atualizado há 1 hora
Ex-integrante do governo Trump quer construir megadata center na Groenlândia. O plano vai dar certo?
Databricks reforça o caixa com R$ 9,5 bi e prepara o terreno para IPO histórico
Como Irã consegue influenciar preços de petróleo mesmo sem ser um grande produtor?
EUA: companhias aéreas cancelam centenas de voos devido a forte tempestade de inverno
Xiaomi anuncia recompra bilionária de ações em meio à pressão de concorrência e custos
Publicado 23/01/2026 • 19:51 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
Milhares enfrentaram condições gélidas na sexta-feira (23) para protestar contra a repressão imigratória do governo Trump em Minneapolis, e empresas fecharam suas portas em meio à indignação pela detenção de um menino imigrante de cinco anos.
Dezenas de lanchonetes, atrações e outros estabelecimentos fecharam como parte de um dia de ação coordenada para desafiar a operação federal de imigração que ocorre há semanas no estado de Minnesota, no meio-oeste.
Imagens de uma criança em idade pré-escolar aparentemente aterrorizada, Liam Conejo Ramos, sendo segurada por agentes de imigração que buscavam prender o pai do menino, reacenderam a indignação pública contra a repressão federal, durante a qual um agente matou a tiros um cidadão americano.
A superintendente das Escolas Públicas de Columbia Heights, onde Ramos era aluno da pré-escola, disse que a criança e seu pai equatoriano, Adrian Conejo Arias — ambos solicitantes de asilo — foram levados da entrada de sua garagem quando chegavam em casa na terça-feira.
Ramos foi então usado como “isca” por agentes de imigração para bater à porta de sua casa e atrair os que estavam lá dentro, acrescentou a superintendente Zena Stenvik.
Milhares de agentes do Serviço de Imigração e Controle de Fronteiras (ICE) foram mobilizados para a cidade liderada por democratas, enquanto o presidente Donald Trump intensifica sua campanha para deportar imigrantes indocumentados em todo o país.
Em uma visita a Minneapolis na quinta-feira, o vice-presidente JD Vance confirmou que Ramos estava entre os detidos, mas argumentou que os agentes o estavam protegendo após seu pai “fugir” dos oficiais.
“O que eles deveriam fazer? Deveriam deixar uma criança de cinco anos morrer congelada?”, disse ele.
Leia mais:
Minnesota processa governo Trump para barrar aumento do número de agentes de imigração
O chefe de direitos humanos da ONU, Volker Turk, pediu que as autoridades dos EUA acabem com a “representação desumanizadora e o tratamento prejudicial de migrantes e refugiados”.
O congressista democrata Joaquin Castro, cujo distrito no Texas inclui um centro de detenção do ICE em San Antonio para onde se pensava que Ramos havia sido levado, disse que buscava atualizações sobre o bem-estar e o paradeiro do menino.
O alto funcionário da Patrulha de Fronteira, Gregory Bovino, defendeu o tratamento de seus agentes a Ramos, dizendo aos repórteres na sexta-feira: “Direi de forma inequívoca que somos especialistas em lidar com crianças”.
O comandante do ICE, Marcos Charles, disse na sexta-feira que “meus oficiais fizeram tudo o que puderam para reuni-lo com sua família” e alegou que a família de Ramos se recusou a abrir a porta para ele depois que seu pai o deixou e fugiu dos agentes.
Ramos e seu pai estavam em um “centro residencial familiar aguardando seus processos de imigração”, acrescentou ele, após alegar que eles entraram nos Estados Unidos ilegalmente e eram “deportáveis”.
Charles afirmou que “agitadores” com escudos se reuniram do lado de fora da instalação federal onde ele falava, um ponto de conflito para os protestos anti-ICE.
O gabinete do xerife do condado de Hennepin disse que foram emitidas ordens de dispersão para um “protesto ilegal”.
A professora de Ramos, identificada como Ella, chamou-o de “um jovem aluno brilhante”.
“Tudo o que quero é que ele esteja de volta aqui e seguro”, disse ela em um comunicado na quarta-feira.
Em Minneapolis, onde as temperaturas chegaram a -23°C na sexta-feira, manifestantes agasalhados com chapéus, luvas e cachecóis gritavam “Fora ICE” depois que o grupo anti-Trump Indivisible Twin Cities convocou um dia de “Sem trabalho. Sem escola. Sem compras” como parte de uma ação de protesto mais ampla contra o ICE.
Separadamente, manifestantes fizeram piquetes do lado de fora do aeroporto de Minneapolis-St. Paul devido ao uso da instalação para deportar os detidos em batidas de imigração, com a mídia local citando organizadores dizendo que cerca de 100 clérigos foram presos.
A ex-vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, disse estar “indignada” com a detenção de Ramos e o chamou de “apenas um bebê”.
Ramos é uma de pelo menos quatro crianças detidas no mesmo distrito escolar de Minneapolis este mês, disseram administradores locais.
Minneapolis tem sido abalada por protestos cada vez mais tensos desde que agentes federais mataram a tiros a cidadã americana Renee Good em 7 de janeiro.
Uma autópsia concluiu que a morte foi um homicídio, uma classificação que não significa automaticamente que um crime foi cometido.
O oficial que disparou os tiros que mataram Good, Jonathan Ross, não foi suspenso nem indiciado.
Marc Prokosch, o advogado de Ramos e de seu pai, disse que eles seguiram a lei ao solicitar asilo em Minneapolis, que é uma cidade-santuário onde a polícia não coopera com a imigração federal.
Crianças há muito tempo são apanhadas pela fiscalização imigratória federal, tanto sob administrações republicanas quanto democratas.
Minnesota buscou uma medida cautelar temporária contra a operação do ICE no estado que, se concedida por um juiz federal, pausaria as batidas. Haverá uma audiência sobre o pedido na segunda-feira.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Will Bank: veja como pedir ressarcimento do FGC, após liquidação extrajudicial
2
Growth anuncia Diego Freitas como CEO após saída dos fundadores Fernando e Eduardo Dasi
3
Sicoob paga R$ 2,6 bilhões em Juros ao Capital aos cooperados em 2025
4
Flamengo é o único brasileiro em ranking dos times mais ricos do mundo; veja lista
5
Will Bank: o que acontece com quem recebe salário no banco após a liquidação?