CNBC
François Bayrou

CNBCPrimeiro-ministro perde voto de confiança no Parlamento da França

Mundo

Israel ataca residências em Doha, capital do Catar, com justificativa de serem alvos do Hamas; preço do petróleo sobe

Publicado 09/09/2025 • 10:43 | Atualizado há 5 horas

KEY POINTS

  • Qatar afirma que bombardeios israelenses tiveram como alvo casas de dirigentes do Hamas e condena ofensiva.
  • Governo qatari classificou os ataques como “covardes” em comunicado oficial divulgado nesta terça-feira.

Smoke rises after several blasts were heard in Doha, Qatar, September 9, 2025. REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa

As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram que as explosões registradas em Doha, capital do Catar, foram resultado de um ataque direcionado contra a liderança do Hamas. Segundo os militares, a ofensiva teve como alvos dirigentes “diretamente responsáveis pelo massacre de 7 de outubro” e pelo comando da guerra contra Israel.

No mercado internacional de petróleo, a cotação do Brent – padrão utilizado pela Petrobras para negociações internacionais – avançou quase 2% após às 10h (Horário de Brasília), 16h no Catar, pouco depois das explosões. A economia catari é uma grande produtora de petróleo e gás natural, que representam mais de 50% do PIB do país.

Em comunicado, a IDF destacou que a operação foi conduzida com “munições de precisão e inteligência adicional” para reduzir danos a civis. O texto reforça que Israel e a Agência de Segurança Interna (ISA) “continuarão a operar com determinação para derrotar o Hamas”.

Condenação do Catar

O governo do Catar, que atua como mediador em negociações de cessar-fogo, condenou os ataques e afirmou que as explosões atingiram casas de dirigentes do Hamas em Doha. Em nota oficial, classificou a ofensiva como “covarde”, alertando que ações desse tipo minam esforços diplomáticos e agravam a instabilidade regional. De acordo com a autoridade israelense, os Estados Unidos deram cobertura total ao ataque.

Escalada regional

Esta é a primeira vez que Israel realiza um ataque em território catari, ampliando a geografia do conflito. Até então, as operações israelenses se concentravam em Gaza, no Líbano, Iêmen, Síria e em ataques diários na Cisjordânia ocupada.

O episódio pode fragilizar o papel do Catar como interlocutor internacional e comprometer futuras negociações de trégua.

EM ATUALIZAÇÃO

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo