CNBC
Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick,e CEO da Intel, Lip-Bu Tan

CNBCSecretário de Comércio confirma que governo dos EUA é dono de 10% das ações da Intel

Mundo

Reunião entre Putin e Zelensky ocorrerá dentro de 2 semanas, diz primeiro-ministro da Alemanha

Publicado 18/08/2025 • 19:46 | Atualizado há 5 dias

Da Redação

KEY POINTS

  • O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em sua conta na rede social Truth Social que realizou uma ligação ao presidente russo Vladimir Putin para iniciar os preparativos de uma reunião entre Putin e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
  • Segundo Trump, o local para o encontro ainda será definido, mas o objetivo é promover um diálogo direto entre os dois líderes, seguido por uma reunião trilateral que incluirá o próprio Trump.
  • A articulação dessa iniciativa ocorreu após um encontro na Casa Branca que reuniu Trump com o presidente ucraniano Zelensky e outros líderes de Estado.
Trump e Putin logo após reunião no Alasca.

Trump e Putin logo após reunião no Alasca

Drew Angerer/AFP

O primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, confirmou, no início da noite desta segunda-feira (18), que o encontro entre os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e da Rússia, Vladimir Putin, deve acontecer em duas semanas.

Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em sua conta na rede social Truth Social que conversou por telefone com Putin para iniciar os preparativos para a reunião com Zelensky. Segundo ele, o local do encontro ainda será definido, mas a meta é promover um diálogo direto entre os dois líderes, seguido por uma reunião trilateral que incluirá o próprio Trump.

A iniciativa foi articulada após uma reunião na Casa Branca que reuniu Trump, Zelensky, o presidente francês Emmanuel Macron, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, o premiê britânico Keir Starmer, o chanceler alemão Friedrich Merz, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen e o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte. No encontro, foram discutidas garantias de segurança para a Ucrânia, em coordenação entre os países europeus e os Estados Unidos.

Trump destacou que todos os participantes expressaram otimismo quanto à possibilidade de paz entre Rússia e Ucrânia. Ele classificou a articulação como um “passo inicial positivo” para encerrar um conflito que já dura quase quatro anos e ressaltou a importância da cooperação internacional para a resolução da crise.

Leia mais:

Trump: trocas de territórios são parte importante de negociações de paz na Ucrânia

Modi diz que conversou com Putin sobre reunião com Trump

Além disso, Trump mencionou que seu vice-presidente JD Vance, o secretário de Estado Marco Rubio e o enviado especial Steve Witkoff estão trabalhando diretamente na coordenação com as partes russas e ucranianas. A expectativa é que as negociações avancem com os encontros previstos, abrindo caminho para um possível acordo de paz.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo