Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Saiba tudo sobre a reabertura da passagem de Rafah, em Gaza
Publicado 01/02/2026 • 23:30 | Atualizado há 2 horas
CEO da Nvidia nega estar insatisfeito com a OpenAI e confirma investimento ‘enorme’
Ministra das Finanças da Índia projeta consolidação fiscal moderada no orçamento
Na América Latina, mini-dramas chineses estão revolucionando o mercado de streaming
Gigante chinesa AstraZeneca vai abrir capital em Nova York nesta segunda-feira (2)
Documentos ligam Musk a conversas sobre visita à ilha privada de criminoso sexual
Publicado 01/02/2026 • 23:30 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
AFP
Ambulâncias aguardam no lado egípcio da passagem de fronteira de Rafah com a Faixa de Gaza, no nordeste do Egito, em 1º de fevereiro de 2026. Israel reabriu parcialmente a passagem de Rafah entre a devastada Faixa de Gaza e o Egito em 1º de fevereiro, após meses de insistência de organizações humanitárias, embora o acesso esteja limitado à circulação de pessoas.
Ambulâncias e caminhões com ajuda humanitária começaram a atravessar a passagem de fronteira de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egito, neste domingo (1), depois de ela ter permanecido praticamente fechada por quase dois anos, desde que as forças israelenses tomaram o lado palestino. Os pedestres devem poder realizar a passagem, a partir de segunda-feira (2).
A reabertura, exigida pelas Nações Unidas e por grupos de ajuda humanitária, é uma parte fundamental da segunda fase do plano de trégua do presidente dos EUA, Donald Trump, para o território palestino.
O COGAT, órgão do Ministério da Defesa israelense responsável pela coordenação dos assuntos civis palestinos, afirmou que a passagem só será permitida para “residentes em ambos os sentidos”.
Imagens da AFP mostraram ambulâncias enfileiradas no lado egípcio da fronteira, preparando-se para receber os evacuados médicos, que devem ser os primeiros grupos a serem autorizados a sair.
A passagem de Rafah para o Egito, muitas vezes chamada de “linha de vida” de Gaza, era o único acesso fronteiriço para o território que não passava por Israel.
Atualmente, encontra-se em uma área controlada pelas forças israelenses após sua retirada para além da chamada “Linha Amarela”, conforme os termos do cessar-fogo mediado pelos EUA.
Durante muito tempo, essa passagem foi o principal ponto de saída para os palestinos de Gaza que estavam autorizados a deixar a estreita faixa de terra, sob bloqueio israelense desde 2007.
De 2005 a 2007, foi o primeiro terminal fronteiriço palestino controlado pela Autoridade Palestina e, posteriormente, tornou-se um símbolo do controle do Hamas sobre a Faixa de Gaza, após o grupo militante tomar o poder.
Leia também: Genro de Trump lança plano de US$ 30 bilhões para criar “Nova Gaza”; entenda
Em 7 de maio de 2024, o exército israelense assumiu o controle do lado palestino, alegando que a passagem estava sendo “usada para fins terroristas”. Desde então, muitos pontos de acesso foram praticamente fechados, incluindo aqueles utilizados pelas Nações Unidas.
Rafah foi brevemente reaberta para evacuações médicas durante um curto cessar-fogo entre Israel e o Hamas em janeiro do ano passado.
Israel afirmou que irá “realizar a verificação de segurança de indivíduos” autorizados a entrar e sair de Gaza, processo que deverá ser administrado por um órgão tecnocrático palestino composto por 15 membros.
O Comitê Nacional para a Administração de Gaza também aguarda a aprovação de Israel para entrar no território.
Fontes disseram que ainda não foi alcançado nenhum acordo sobre o número de palestinos que poderão passar pelo país, observando que o Egito planeja admitir “todos os palestinos que Israel autorizar a sair”.
Segundo a embaixada palestina no Cairo, os palestinos que pretendem retornar a Gaza terão permissão para levar bagagem limitada, sem itens de metal ou eletrônicos, e em quantidade limitada de medicamentos.

O COGAT afirmou que “uma fase piloto inicial” começou no domingo, “em coordenação com a Missão de Assistência Fronteiriça da União Europeia (EUBAM), Egito, e todas as partes interessadas relevantes”.
“A passagem efetiva dos moradores em ambos os sentidos começará após a conclusão” dos preparativos preliminares, acrescentou.
Espera-se que o lado palestino da passagem seja administrado pela EUBAM e por uma delegação da Autoridade Palestina.
A UE havia criado uma missão civil em 2005 para ajudar a monitorar a passagem de Rafah, mas ela foi suspensa dois anos depois, após o grupo militante islâmico Hamas assumir o controle de Gaza.
A missão europeia tem como objetivo proporcionar uma presença neutra e independente na importante passagem de fronteira e envolve policiais da Itália, Espanha e França. Ela foi brevemente reativada em janeiro do ano passado, mas suspensa novamente em março.
Tanto a delegação da EUBAM quanto a da Autoridade Palestina já chegaram à fronteira, disseram fontes na AFP.
Leia também: Gaza: 8 países confirmam adesão ao Conselho de Paz de Trump; veja quais
O plano de Trump, que sustenta o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, estipula a reabertura da passagem de Rafah e a entrada de 600 caminhões de ajuda humanitária por dia.
Mas, segundo grupos humanitários, as autoridades israelenses têm protelado a questão e a ajuda humanitária essencial continua insuficiente.
A ajuda internacional geralmente é encaminhada do Egito, através do posto de controle de Rafah, antes que os caminhões sejam direcionados para a passagem israelense próxima de Kerem Shalom — que atualmente processa três quartos da ajuda que entra em Gaza.
Os motoristas desembarcam de seus veículos, que passam por uma rigorosa inspeção israelense antes de serem descarregados e recarregados em outros veículos autorizados a entrar em Gaza.
Duas fontes humanitárias do lado egípcio disseram à AFP na quinta-feira que Israel continua a obstruir a entrega de ajuda, devolvendo “dezenas” de caminhões sem descarregá-los.
Outros pontos de acesso já funcionaram no passado, mas as autoridades israelenses não comunicaram se eles serão reabertos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
2
Investir em Tesouro Direto atrelado à inflação é a bola da vez, dizem especialistas
3
Morre aos 42 anos Daniel Rocha, fundador da rede Açaí no Grau
4
Ex-sócio do Master tenta vender o Banco Pleno em meio a crise de liquidez
5
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção