CNBC

CNBCPrincipais analistas de Wall Street estão confiantes em três ações para o longo prazo; saiba quais são

Mundo

Síria anuncia cessar-fogo com forças curdas

Publicado 18/01/2026 • 18:15 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O governo da Síria anunciou um cessar-fogo com as forças curdas após dias de confrontos e avanço militar no norte do país.
  • O acordo prevê a retirada da SDF para o leste do rio Eufrates e a transferência de cidades, campos de petróleo e postos de fronteira ao controle de Damasco.
  • Os Estados Unidos atuam como mediadores e classificaram a trégua como um “ponto de virada fundamental” para reduzir o risco de escalada do conflito.
: A maior bandeira síria , de 600 metros quadrados , é hasteada no mastro mais alto, com 110 metros de altura, no Parque Tishreen, na capital síria , Damasco, em 4 de junho de 2025.

Anadolu via Reuters Connect

: A maior bandeira síria , de 600 metros quadrados , é hasteada no mastro mais alto, com 110 metros de altura, no Parque Tishreen, na capital síria , Damasco, em 4 de junho de 2025.

O governo da Síria anunciou neste domingo (18) um cessar-fogo com forças curdas. O acordo, na prática, desmonta mais de uma década de autogoverno das milícias em amplas áreas do norte do país.

A trégua foi firmada após dias de confrontos entre forças do governo e as Forças Democráticas Sírias (SDF), milícia de maioria curda que resistia à integração ao Exército do presidente Ahmed al-Sharaa desde que ele assumiu o poder, em dezembro de 2024. Nesta semana, tropas sírias tomaram cidades controladas pela SDF em uma ofensiva para ampliar o controle de Damasco sobre a região.

Leia também:

Segundo o Ministério da Defesa da Síria, foi determinada a suspensão imediata dos combates na linha de frente, acompanhada da retirada de todas as forças da SDF para o leste do rio Eufrates. A milícia contou por anos com apoio de Washington no combate ao Estado Islâmico.

A agência estatal Sana informou que o acordo prevê “a entrega imediata e total da administração civil e militar das províncias de Deir Ez-Zor e Raqqa ao governo sírio”, incluindo a transferência de todas as instituições civis. Também estão previstos o repasse de passagens de fronteira e de campos de petróleo e gás, uma perda estratégica para a SDF, que dependia da receita do petróleo para sustentar suas operações. Até o momento, o grupo curdo não comentou oficialmente o anúncio.

A trégua ocorre após forças do governo entrarem em Raqqa, a maior cidade administrada pelos curdos. No início do mês, Aleppo também havia sido retomada por tropas sírias.

Ainda neste domingo, a Sana informou que forças curdas teriam explodido uma ponte em Raqqa, numa tentativa de atrasar o avanço das tropas.

Além disso, o Exército sírio avançou para áreas da província de Deir Ez-Zor, região estratégica que abriga campos de petróleo, presença de tropas dos EUA e territórios sob controle dividido entre Damasco e a SDF.

A milícia curda controlava há anos extensas áreas do nordeste sírio, mantendo uma administração autônoma que se estendia a regiões de maioria árabe. O grupo operava ainda prisões e centros de detenção que abrigam dezenas de milhares de combatentes do Estado Islâmico e familiares.

Leia também:

Desde a queda do ex-ditador Bashar al-Assad, em dezembro de 2024, os Estados Unidos aprofundaram a cooperação em segurança com o novo governo sírio, o que aumentou a preocupação da liderança curda com a possível perda de apoio americano.

Na tentativa de reduzir tensões, o presidente al-Sharaa assinou na sexta-feira (16) um decreto que garantia direitos aos curdos. “Não acreditem na narrativa de que queremos prejudicar nosso povo curdo”, afirmou, em vídeo.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;