CNBC

CNBCThomas Pritzker deixa a presidência do conselho da Hyatt após laços com Jeffrey Epstein

Mundo

Sob ataques e pressão de Trump, Genebra sedia cúpula decisiva para o fim da guerra

Publicado 17/02/2026 • 12:30 | Atualizado há 2 horas

AFP

KEY POINTS

  • As novas conversas de paz ocorrem sob intensa tensão militar, após ataques russos massivos com mísseis e drones atingirem a infraestrutura elétrica ucraniana.
  • O plano mediado por Washington sugere que Kiev ceda territórios em troca de garantias de segurança, proposta que enfrenta forte resistência do governo ucraniano.
  • Pela primeira vez na cronologia do conflito, os aliados europeus foram excluídos da mesa de negociação, deixando a mediação inteiramente sob o comando dos EUA.
As delegações da Rússia e da Ucrânia começaram nesta terça-feira (17) em Genebra uma nova rodada de conversas de paz mediadas pelos Estados Unidos para tentar pôr fim a quase quatro anos de guerra.

Harold Cunningham / AFP

As delegações da Rússia e da Ucrânia começaram nesta terça-feira (17) em Genebra uma nova rodada de conversas de paz mediadas pelos Estados Unidos para tentar pôr fim a quase quatro anos de guerra.

O conflito começou quando a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e as duas rodadas de diálogos mediadas pela Casa Branca até agora não resultaram em nenhum avanço.

O chefe negociador ucraniano, Rustem Umerov, e uma fonte da delegação russa anunciaram o início das negociações trilaterais, a portas fechadas, previstas para durar dois dias. Antes das reuniões, a Ucrânia acusou a Rússia de minar os esforços de paz ao lançar 29 mísseis e 396 drones, que mataram uma pessoa e deixaram dezenas de milhares sem eletricidade. Posteriormente, outro ataque russo com drones matou três funcionários de uma usina elétrica em Sloviansk, no leste da Ucrânia.

A dimensão do desprezo da Rússia pelos esforços de paz“, escreveu nas redes sociais o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha. Ele também voltou a pedir que os aliados da Ucrânia redobrem a pressão sobre a Rússia com mais sanções.

Por sua vez, a Rússia também denunciou ataques noturnos e afirmou ter destruído mais de 150 drones nas regiões do sul e na península da Crimeia, ocupada pelas forças de Moscou desde 2014. As conversas ocorrem após duas rodadas anteriores realizadas este ano em Abu Dhabi.

Leia também: Ucrânia impõe maior recuo à Rússia em 30 meses e recupera território estratégico

É melhor a Ucrânia sentar-se à mesa, e rapidamente“, disse na segunda-feira Donald Trump a bordo do avião presidencial Air Force One enquanto se dirigia a Washington.

O Kremlin voltou a nomear o nacionalista e ex-ministro da Cultura Vladimir Medinsky como seu principal negociador. A equipe de Kiev é liderada por Umerov, ex-ministro da Defesa.

Do lado americano, espera-se a presença do enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, e do empresário e genro de Trump, Jared Kushner.

Os aliados europeus da Ucrânia não participam dessas conversas.

Pontos de conflito

A guerra se tornou o conflito mais letal da Europa desde a Segunda Guerra Mundial, com centenas de milhares de mortos, milhões de pessoas obrigadas a fugir e grande parte do leste e do sul do país devastada. A Rússia ocupa cerca de 20% da Ucrânia, incluindo a península da Crimeia e as áreas que os separatistas haviam tomado antes da invasão de 2022.

Leia também: Rússia anuncia tomada de doze vilarejos no leste da Ucrânia em fevereiro

As partes trabalham com base no plano americano, que prevê concessões territoriais por parte da Ucrânia em troca de garantias de segurança ocidentais. Especificamente, a Rússia quer que as tropas ucranianas se retirem de 17% da região de Donetsk.

A Ucrânia rejeita essa exigência e recentemente recuperou 201 km², segundo uma análise da AFP com base em dados do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW).

O ganho territorial concentra-se perto da cidade de Zaporizhzhia, região que abriga a maior usina nuclear da Europa, atualmente sob controle da Rússia, configurando-se como outro ponto crítico nas negociações.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;