Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Suspeito de assassinar Charlie Kirk é identificado como estudante de 22 anos
Publicado 12/09/2025 • 13:13 | Atualizado há 2 horas
Sob o comando de filho do fundador da Oracle, Paramount prepara oferta pela Warner Bros. Discovery
Dona da Gucci, Kering sobe 2% após adiar aquisição da Valentino, em dia de desempenho misto das bolsas europeias
Número de trabalhadores afastados por saúde mental cresce 300% em relação a níveis pré-pandemia
Câmera vintage de brinquedo: Kodak aposta na nostalgia e esgota produto no lançamento
Ações da Adobe sobem após lucro e receita acima do esperado
Publicado 12/09/2025 • 13:13 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Governador de Uhta
O suspeito acusado de assassinar o influenciador trumpista Charlie Kirk, preso na sexta-feira, foi identificado como o estudante Tyler Robinson, de 22 anos. A informação foi confirmada pelo governador da Utah, Spencer Cox.
Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia dito que o assassino de Kirk tinha sido capturado. “Com um alto grau de certeza, nós o temos”, anunciou Trump, em entrevista ao vivo na Fox News Chanel.
Cox afirmou que o suspeito indicou a um amigo da família que tinha conexão com o assassinato e que ele possuía posições políticas contrárias ao posicionamento de Kirk.
Kirk foi morto com um único tiro na quarta-feira (10), no que a polícia disse ser um ataque direcionado e o governador de Utah, Spencer Cox, chamou de assassinato político. Kirk foi cofundador da organização política conservadora sem fins lucrativos Turning Point USA e era um aliado próximo de Trump.
As autoridades recuperaram um rifle de alta potência perto do local e disseram que o atirador pulou de um telhado e desapareceu na floresta após o tiroteio.
Kirk estava discursando em um debate organizado pela Turning Point na Utah Valley University no momento do tiroteio. Ele foi levado a um hospital local e declarado morto horas depois.
Investigadores federais e autoridades estaduais divulgaram na quinta-feira fotos e um vídeo da pessoa que acreditavam ser a responsável. Mais de 7 mil pistas e dicas foram recebidas, segundo as autoridades.
Kirk foi atingido cerca de 20 minutos após o início do evento no campus. Segundo a porta-voz da universidade, Ellen Treanor, Kirk foi alvo de um tiro a cerca de 200 metros de distância. Seguranças de Kirk o retiraram do local, mas ele não resistiu.
Vídeos de celulares gravados no evento que circularam online mostraram pessoas correndo ao som de um tiro. Um vídeo parecia mostrar a cabeça de Kirk se inclinando para trás enquanto ele fazia um discurso sentado sob uma tenda com o slogan “The American Comeback” (O retorno americano) impresso nela. Ele perdeu muito sangue após ser baleado.
Saiba mais:
Trump anuncia que suspeito de matar Charlie Kirk foi detido e diz esperar que receba pena de morte
FBI encontra arma usada na morte de Charlie Kirk e diz ter imagens do assassino
O que se sabe sobre o assassinato de Charlie Kirk, ativista conservador aliado de Trump
Kirk, 31, emergiu nos últimos anos como um dos jovens conservadores mais influentes dos EUA e se estabeleceu como um aliado próximo de Trump. Desde 2012, tornou-se uma figura constante nos campi universitários, onde organizava comícios como o de Utah, que costumam atrair grandes multidões.
Embora não faça parte do governo, sua influência na Casa Branca era significativa. Desde as eleições de novembro, ele tinha ajudado a avaliar possíveis nomeados, testando sua lealdade a Trump.
O ativista fundou a Turning Point USA quando tinha 18 anos, uma organização política de direita em expansão com mais de 850 filiais. O grupo envia palestrantes conservadores para campi universitários e organiza conferências que reúnem milhares de jovens para discussões sobre questões como economia, raça e imigração.
O Turning Point desempenhou um papel significativo em fazer com que os jovens votassem no presidente Trump, que conquistou apoio principalmente entre os homens da Geração Z nas eleições de 2024. O filho de Trump, Donald Trump Jr., referiu-se a Kirk como “um dos verdadeiros astros do rock deste movimento”.
O Turning Point USA também hospeda uma série de podcasts populares, incluindo “The Charlie Kirk Show”, que tem foco em política de direita, e “Culture Apothecary”, que é liderado por Alex Clark e se concentra em visões conservadoras sobre bem-estar, estilo de vida e o movimento Make America Healthy Again.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Microsoft volta com o trabalho presencial: funcionários terão que ir ao escritório três vezes por semana
Após celulose, EUA cortam tarifa de 10% sobre ferroníquel brasileiro
O que se sabe sobre o assassinato de Charlie Kirk, ativista conservador aliado de Trump
Fazenda: governo perde R$ 40 bi por ano com isenção de IR em investimentos
Iberdrola compra fatia da Previ na Neoenergia e expande seus negócios de distribuição e transmissão de energia no país