Amazon envia e-mails a vendedores para avaliar como as tarifas de Trump estão impactando seus negócios
Publicado 15/04/2025 • 20:13 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 15/04/2025 • 20:13 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Pacotes passam por uma esteira rolante durante a Cyber Monday, um dos dias mais movimentados da empresa em um centro de distribuição da Amazon em 2 de dezembro de 2024 em Orlando, Flórida.
Miguel J. Rodriguez Carrillo | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)
A Amazon está entrando em contato com comerciantes terceirizados, que representam a maioria dos produtos vendidos pela empresa, para avaliar como as amplas tarifas do presidente Donald Trump estão afetando seus negócios.
Membros da equipe de relações com vendedores da Amazon começaram a contatar alguns comerciantes dos EUA na semana passada, de acordo com um e-mail visto pela CNBC. O e-mail pergunta como a “situação atual das tarifas dos EUA” impactou as estratégias de fornecimento e precificação dos vendedores, operações logísticas e planos de envio de mercadorias para os armazéns da Amazon.
“Queria abrir uma discussão sobre a situação atual das tarifas dos EUA e como isso está afetando nossos negócios na Amazon, particularmente em termos de logística”, diz o e-mail. “Em abril de 2025, ainda estamos lidando com as repercussões de várias políticas tarifárias, e acredito que é crucial para nós que vocês compartilhem experiências e estratégias atuais.”
Representantes da Amazon não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre o e-mail, que foi relatado anteriormente pelo The Wall Street Journal. A publicação do setor Modern Retail abordou o e-mail na segunda-feira (14).
Empresas de todos os tamanhos estão assimilando o impacto das novas tarifas de Trump. No início deste mês, o presidente assinou uma ordem executiva impondo um plano de grande alcance, mas dentro de alguns dias voltou atrás e reduziu as tarifas específicas por país para uma taxa universal de 10% para todos os parceiros comerciais, exceto a China, que enfrenta tarifas de 145%, incluindo uma tarifa relacionada ao fentanil imposta em fevereiro e março. Os mercados de ações e títulos oscilaram fortemente nas últimas duas semanas.
As tarifas sobre produtos da China podem ser particularmente pesadas para os milhões de empresas que dependem do marketplace terceirizado da Amazon e obtêm muitos de seus produtos da segunda maior economia do mundo. Vendedores terceirizados agora representam cerca de 60% de todos os produtos vendidos no site da Amazon.
Alguns vendedores da Amazon disseram à CNBC que planejam manter os preços estáveis pelo maior tempo possível para permanecerem competitivos, mas que o custo adicional das tarifas pode, no fim das contas, levá-los à falência se continuarem em vigor.
O CEO da Amazon, Andy Jassy, disse na semana passada que alguns vendedores podem acabar repassando o custo das tarifas aos consumidores na forma de preços mais altos.
“Eu entendo o motivo, quero dizer, dependendo do país em que você está, você não tem 50% de margem extra com a qual possa brincar”, disse Jassy na quinta-feira (10) em uma entrevista com Andrew Ross Sorkin, da CNBC.
As tarifas afetaram outras partes do negócio de varejo da Amazon. Na semana passada, a empresa começou a cancelar alguns pedidos de importação direta de produtos obtidos por fornecedores na China, disseram consultores à CNBC. Alguns fornecedores de artigos para casa e acessórios de cozinha tinham produtos prontos para serem retirados pela Amazon nos portos de embarque, apenas para descobrirem que seus pedidos haviam sido cancelados.
As ações da Amazon caíram 18% até agora neste ano, enquanto o Nasdaq caiu 13%.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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