As tarifas de Trump são “um convite à corrupção”, dizem Democratas a Bessent e Lutnick
Publicado 17/04/2025 • 11:19 | Atualizado há 2 dias
Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência
Fusão entre Capital One e Discover é aprovada pelo Fed em transação de mais de US$ 35 bi
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
Onde o ‘Made in China 2025’ falhou
Não há problema em usar IA no seu currículo, diz recrutador que já contratou centenas de pessoas: ‘Ninguém vai perceber’
Publicado 17/04/2025 • 11:19 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
A senadora norte-americana Elizabeth Warren (D-MA) enfrenta os repórteres durante um intervalo num Fórum bipartidário de Inteligência Artificial (IA) para todos os senadores dos EUA no Capitólio dos EUA, em Washington, em 13 de setembro de 2023.
Julia Nikhinson | Reuters (Reprodução CNBC Internacional)
Dezenas de legisladores Democratas estão alertando que a agenda comercial pesada de tarifas do presidente Donald Trump está rapidamente começando a se assemelhar a um “esquema corrupto para enriquecer funcionários da administração e aqueles leais a eles”.
O lançamento tumultuado de uma série de novas tarifas pela administração Trump está “repleto de oportunidades para influenciar indevidamente o presidente Trump e outros funcionários da administração”, escreveram os legisladores democratas em uma carta compartilhada primeiro com a CNBC na quinta-feira.
A carta, assinada por 47 membros da Câmara e do Senado, pede ao Secretário de Comércio Howard Lutnick, ao Secretário do Tesouro Scott Bessent e ao Representante de Comércio dos EUA Jamieson Greer para detalhar os “planos da administração para evitar o uso indevido de tarifas para auto promoção”.
O esforço foi liderado pela senadora Elizabeth Warren de Massachusetts e pelas representantes Judy Chu e Linda Sánchez da Califórnia. Outros signatários incluem os senadores Sheldon Whitehouse de Rhode Island, e Bernie Sanders, de Vermont, os representantes Ayanna Pressley, de Massachusetts, Jared Huffman, da Califórnia, e Al Green, do Texas. Sanders é registrado independente e se junta aos democratas.
Como o partido minoritário em ambas as câmaras do Congresso, os Democratas não podem convocar audiências ou emitir intimações, limitando sua capacidade de obrigar uma resposta do governo Trump. Mas a carta, mesmo assim, ilustra como eles estão se concentrando na forma como Trump lida com a economia enquanto organizam sua resistência ao seu segundo mandato.
Na carta, argumentam que a utilização de tarifas por Trump durante o seu primeiro mandato como presidente mostrou a sua capacidade de utilizar as taxas de importação como uma ferramenta para recompensar os seus amigos políticos e punir os seus inimigos.
“Receamos que a administração esteja, mais uma vez, transformando a sua política tarifária num mercado clandestino de isenções em troca de favores financeiros e políticos”, afirma a carta.
Eles destacam a recente decisão de isentar os smartphones e outros produtos eletrônicos das chamadas tarifas recíprocas. A notícia dessa isenção fez disparar o preço das ações de empresas como a Apple, cujo diretor-executivo, Tim Cook, “cultivou a sua relação com o Presidente nos últimos meses”, diz a carta.
Os Democratas também alegam que as tarifas de Trump “estão convidando à corrupção, não só através de acordos quid-pro-quo, mas também através de investimentos pessoais dos funcionários”, porque a sua política comercial, que muda frequentemente, “abre a porta a um comércio interno desenfreado”.
A sua carta procura obter respostas de Lutnick, Bessent e Greer até 29 de abril sobre como a administração irá lidar com possíveis isenções tarifárias.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
EUA e Itália concordam em não discriminar ou taxar serviços digitais e empresas de tecnologia
Volkswagen considera fabricar Audis nos EUA para evitar tarifas de Trump
Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores
Onde o 'Made in China 2025' falhou
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas