Biden critica ‘destruição’ de Trump em primeiro discurso pós-presidência
Publicado 15/04/2025 • 22:40 | Atualizado há 1 uma semana
A ‘regra simples’ de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil
EUA começará a eliminar corantes usados em salgadinhos e doces como Cheetos e Skittles
CEO da OpenAI, Sam Altman deixa cargo de presidente do conselho da Oklo
Americanos já estão fazendo mudanças financeiras em resposta às tarifas. Veja o que os especialistas recomendam priorizar
Trump diz que “há uma chance” de que a receita tarifária substitua o imposto de renda. Economistas estão céticos
Publicado 15/04/2025 • 22:40 | Atualizado há 1 uma semana
KEY POINTS
Ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Foto: Allison Shelley/Biden For President
Joe Biden, ex-presidente dos Estados Unidos, fez nesta terça-feira (15) seu primeiro discurso importante desde que deixou a Casa Branca. Biden criticou fortemente a frenética reformulação do governo de seu sucessor, Donald Trump, alegando que o esforço “destrutivo” colocou em risco os benefícios de aposentadoria dos americanos.
“Em menos de 100 dias, esta administração causou tanto dano e tanta destruição — é quase inacreditável que isso pudesse acontecer tão rápido”, disse Biden em uma conferência de defensores de pessoas com deficiência em Chicago.
“Eles passaram a foice na administração da Previdência Social, demitindo 7.000 funcionários”, disse o presidente, referindo-se à agência nacional que paga benefícios de aposentadoria e por invalidez.
Vestindo terno e gravata azuis, e em frente a bandeiras americanas, o democrata de 82 anos falou por cerca de meia hora, exibindo às vezes os sinais de envelhecimento que o levaram a abandonar sua campanha de reeleição no ano passado.
Ele tropeçou em algumas frases enquanto lia o teleprompter e teve dificuldade em concluir anedotas improvisadas, interrompendo-se com uma frase favorita, “de qualquer forma”.
O presidente Trump, em uma provocação a Biden, postou um pequeno vídeo de uma das anedotas confusas nas redes sociais, sem comentários.
A escolha do tema de Biden, a Previdência Social, visava aumentar a pressão sobre Trump em relação aos seus esforços de reformulação radical do governo.
Ele destacou as reduções de pessoal na agência que Trump e seu assessor bilionário, Elon Musk, têm promovido como parte de seu “Departamento de Eficiência Governamental”, dizendo que o “site da Previdência Social está travando” e impedindo os aposentados de receberem seus benefícios.
O programa, do qual mais de 65 milhões de americanos dependem, é coloquialmente conhecido em Washington como o “terceiro trilho da política” devido à sua sensibilidade aos eleitores.
Muitos americanos “literalmente contam com a Previdência Social para comprar comida, apenas para sobreviver”, disse Biden, e “para muitos desses beneficiários, é sua única renda. Se fosse cortado ou retirado, seria devastador, devastador para milhões de pessoas”.
Ele criticou o secretário de comércio de Trump, o ex-gerente de fundos de hedge Howard Lutnick, por um comentário recente em que disse que “fraudadores” reclamariam de um cheque perdido, mas não sua sogra.
Biden zombou dessa caracterização, dizendo “e a mãe de 94 anos que mora sozinha — que não tem um bilionário na família?”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Trump diz que não tem ‘nenhuma intenção’ de demitir o presidente do Fed
Mercado de smartphones na China cresce 3,3% no 1º tri; Xiaomi retoma liderança e Apple perde espaço
Lula critica tarifas comerciais dos EUA e defende maior integração entre países da América do Sul
A 'regra simples' de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil
Goldman Sachs prevê melhora no valuation da JBS com possível listagem dupla nos EUA