Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasil tenta reverter tarifa de 50% dos EUA sobre café
Publicado 31/07/2025 • 13:25 | Atualizado há 20 horas
BREAKING NEWS
ALERTA DE MERCADO
CSN reduz prejuízo em 41,7% no 2º trimestre; assista ao vivo
Ações da Coinbase despencam com receita decepcionante do segundo trimestre
Apple relata maior crescimento de receita desde dezembro de 2021
Ações do Reddit disparam mais de 10% após resultados do segundo trimestre superarem expectativas
Figma mais que triplica na estreia na Bolsa de Nova York após vender ações a US$ 33
Previsão sombria de lucros da Amazon ofusca resultados melhores que o esperado
Publicado 31/07/2025 • 13:25 | Atualizado há 20 horas
KEY POINTS
A decisão do governo dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 50% sobre o café brasileiro reacendeu preocupações no setor exportador. O produto ficou fora da lista de mais de 700 categorias isentas do novo tarifário, anunciado pelo presidente norte-americano, Donald Trump.
Em entrevista ao Real Time, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Márcio Ferreira, afirmou que as negociações continuam. “Ela [a taxação] não está definitiva em 50%. Ela não foi beneficiada no momento, mas a negociação não se esgotou”, disse.
Atualmente, o café brasileiro representa entre 33% e 35% do consumo nos Estados Unidos. Segundo Ferreira, outras origens também enfrentam tarifas: 20% do Vietnã, entre 16% e 19% da Indonésia e 10% da Colômbia.
Ele explicou que havia expectativa de isenção para o café, especialmente após declarações do executivo Howard Lutnick, que classificou o produto como um “big deal” para os Estados Unidos. Ferreira explicou: “Antes de uma isenção, ele veria, no caso do café, por exemplo, um big deal. Isso significa que o produto é estratégico para eles.”
Leia mais:
Minas Gerais anuncia medidas para mitigar efeitos do tarifaço dos EUA sobre exportações
Trump estende tarifas de 25% ao México por 90 dias enquanto negociações continuam
O Cecafé aposta em articulação com o setor privado americano e outras entidades para buscar uma equiparação tarifária entre países produtores. Ferreira mencionou que uma isenção isolada para o Brasil, como ocorreu com o suco de laranja, poderia gerar desequilíbrios com outros fornecedores. “Se você atribui para o Brasil 0 de tarifa, mas tarifa Colômbia e outros com 20% a 26%, você não favorece com equidade”, afirmou.
Ele afirmou que o setor continua negociando e mantém diálogo com a ANC (Associação Nacional do Café dos EUA). “O jogo continua, a gente está trabalhando e espera uma solução mais palatável do que a que está na mesa”, declarou.
A imposição da tarifa de 50% deve afetar o custo para os importadores norte-americanos e impactar o preço ao consumidor final. Ferreira apontou que o mercado reagiu imediatamente. “Hoje, por exemplo, anunciaram as tarifas na Bolsa de Nova York e deu uma pancada para cima”, disse.
Apesar da pressão no curto prazo, o presidente do Cecafé acredita que o Brasil mantém posição estratégica no fornecimento global. “Não existe como substituir o café brasileiro, uma vez que a produção mundial não tem excedente”, afirmou.
O setor busca diversificar mercados e ampliar a presença na Europa e na Ásia. Ferreira reforçou que o consumo global está em crescimento e que os Estados Unidos podem ser os principais impactados se reduzirem a presença brasileira no fornecimento. “O país que aplica uma tarifa não alinhada com os demais tem mais a perder.”
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Trump faz ultimato às farmacêuticas: empresas devem reduzir preços nos EUA em até 60 dias
Número de trabalhadores por conta própria atinge recorde no Brasil, aponta IBGE
Após fechar usina em SP, Raízen deve divulgar resultados do 1º trimestre do ano-safra em 13 de agosto
Documento assinado por Trump mantém tarifa para o Brasil; taxa vai a 50% em 6 de agosto
Ações da Coinbase despencam com receita decepcionante do segundo trimestre