Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
China cobra retirada de ‘medidas negativas’ dos EUA e adverte sobre riscos envolvendo Taiwan
Publicado 05/06/2025 • 16:26 | Atualizado há 5 meses
ALERTA DE MERCADO:
Publicado 05/06/2025 • 16:26 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Xi Jiping é Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da República Popular da China.
CNBC Internacional
A China instou os Estados Unidos a “avaliar de forma objetiva os avanços alcançados” nas relações bilaterais e a remover “as medidas negativas impostas ao país”, durante ligação telefônica entre o presidente chinês, Xi Jinping, e o líder americano, Donald Trump, nesta quinta-feira (5).
Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores, Pequim vem implementando “com seriedade” os termos do recente acordo comercial firmado em Genebra, e espera reciprocidade por parte de Washington.
O governo chinês também advertiu os EUA quanto à sensibilidade da questão de Taiwan. Xi afirmou que Washington deve “lidar com cautela com a questão”, de modo a evitar que “uma minoria de separatistas defensores da independência de Taiwan” conduza os dois países a um “cenário perigoso de confronto”. O comunicado acrescenta que a China considera essencial “eliminar interferências e até sabotagens” na relação bilateral.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial
“China está mais preparada para a guerra comercial do que os EUA”, avalia economista
“A gente tem um acordo e vai anunciar esse acordo”, diz Trump sobre tarifas com a China
O Ministério chinês ainda ressaltou que, durante a ligação, Trump reiterou que os EUA continuarão a seguir a política de ‘Uma Só China’, e que os americanos “ficam felizes em ver a economia chinesa manter um crescimento forte” e que “a cooperação entre China e EUA pode alcançar muitas realizações”. O país asiático confirmou que a conversa foi realizada a pedido do americano e abordou principalmente temas comerciais.
Xi declarou que a reunião em Genebra representou “um passo importante rumo à resolução das questões por meio do diálogo e da negociação”. “A China tem sinceridade, mas também princípios. Os chineses sempre cumprem o que prometem.”
O comunicado ainda confirma a informação divulgada por Trump de que houve um convite mútuo para visitas de Estado. Ambos os lados, segundo o texto, concordaram em realizar “o quanto antes” uma nova rodada de negociações.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
EXCLUSIVO: Correios demitem três diretores como parte do “choque de gestão”
3
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
4
Começa venda de ingressos para final da Libertadores; confira os preços
5
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos