CNBC Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência

Tarifas do Trump

Enviado do Japão para discutir tarifas busca acordo “ganha-ganha” com os EUA

Publicado 16/04/2025 • 08:26 | Atualizado há 3 dias

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O enviado de Tóquio para as negociações tarifárias com os Estados Unidos partiu para Washington nesta quarta-feira dizendo estar confiante em um resultado “ganha-ganha”
  • Analistas disseram que o resultado da visita de Ryosei Akazawa pode definir o modelo para as negociações de outros países com o governo do presidente dos EUA, Donald Trump.
  • O Instituto de Pesquisa Daiwa alertou nesta quarta-feira que as tarifas recíprocas de Trump poderiam causar uma queda de 1,8% no PIB real do Japão até 2029.
Estação de trem de Tóquio, no Japão, durante queda de neve

Estação de trem de Tóquio, no Japão, durante queda de neve

Foto de Gu Ko / Pexels

O enviado de Tóquio para as negociações tarifárias com os Estados Unidos partiu para Washington nesta quarta-feira (16) dizendo estar confiante em um resultado “ganha-ganha”, ao mesmo tempo, em que protegerá os interesses nacionais japoneses.

Analistas disseram que o resultado da visita de Ryosei Akazawa pode definir o modelo para as negociações de outros países com o governo do presidente dos EUA, Donald Trump.

“Estou confiante de que seremos capazes de construir uma relação de confiança e conduzir boas negociações que levarão a uma relação ganha-ganha”, disse Akazawa, que é ministro da Revitalização Econômica, a repórteres.

Na semana passada, Trump suspendeu por 90 dias sua tarifa “recíproca” de 24% sobre o Japão, com tarifas diferenciadas sobre a maioria dos outros países.

Mas, apesar de ser o maior investidor nos Estados Unidos, o Japão ainda foi atingido com altas taxas sobre importações de seus carros, aço e alumínio.

A montadora Honda disse na quarta-feira que vai transferir a produção do seu modelo híbrido Civic do Japão para os Estados Unidos em junho ou julho, mas evitou dizer que a razão seriam as tarifas dos EUA.

A justificativa por trás da decisão “não é uma questão única”, disse um porta-voz da empresa japonesa. “A decisão se baseia na política da empresa desde sua fundação: produzir carros onde há demanda.”

O veículo, no entanto, representa apenas uma pequena parte da produção anual da empresa.

Akazawa realizará conversas com o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e com o representante de Comércio, Jamieson Greer, durante sua viagem.

Compras de equipamentos de defesa dos EUA e gás natural do Alasca podem estar em pauta durante as negociações, segundo analistas.

O ministro, que estudou em uma universidade americana e é próximo do primeiro-ministro Shigeru Ishiba, disse que quer “proteger nossos interesses nacionais” nas conversas com Bessent e Greer, que “gostam do Japão”.

O Instituto de Pesquisa Daiwa alertou nesta quarta-feira que as tarifas recíprocas de Trump poderiam causar uma queda de 1,8% no PIB real do Japão até 2029.

Autoridades dos EUA também devem realizar negociações com a Coreia do Sul e outros países, mas Stephen Innes, da SPI Asset Management, chamou as discussões com o Japão de “canário na mina de carvão tarifária”.

“Se o Japão conseguir um acordo — mesmo que malfeito — o modelo estará estabelecido. Se saírem de mãos vazias, prepare-se. Outros países começarão a considerar o confronto, não a cooperação”, escreveu ele em um boletim.

E “não se esqueça do elefante no cofre: o Japão ainda é o maior detentor de títulos do Tesouro dos EUA. E isso, meu amigo, é muita influência”, acrescentou.

Altos funcionários japoneses, incluindo Ishiba, rejeitaram alegações de que Tóquio pode ter criado deliberadamente volatilidade no mercado de Treasuries dos EUA para forçar a suspensão das tarifas recíprocas por Trump, dizendo que isso não é algo que aliados fariam.

* Com informações da AFP

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Tarifas do Trump