Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Na China, tarifas fazem pratos tradicionais americanos serem feitos com carne australiana
Publicado 02/06/2025 • 21:37 | Atualizado há 2 meses
Ex-altos funcionários alertam que plano nuclear de Trump enfraquece regulação e aumenta riscos à segurança
Meta e Google constroem rede global de cabos submarinos: entenda o que está por trás da operação
Músicas geradas por IA estão viralizando: a indústria da música deveria se preocupar?
Uber fecha acordo de seis anos com a Lucid para robotáxis e investe US$ 300 milhões em empresa de veículos elétricos
Premiê da China pede maior controle de preços em meio a pressões deflacionárias na economia
Publicado 02/06/2025 • 21:37 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O "Great American", lanche de carne bovina servido na China, agora usa carne importada da Austrália: refeições tradicionais americanas foram impactadas na nação asiática devido à guerra comercial.
Imagem obtida pela CNBC
Produtos agrícolas americanos estão desaparecendo das lojas e restaurantes chineses, perdendo espaço para outras importações devido à incerteza sobre tarifas. O frango americano “bonito” e “macio” não está mais disponível no restaurante Kunyuan, em Pequim. E no Home Plate, outro restaurante de Pequim, conhecido localmente por seu churrasco ao estilo americano, a equipe disse ter parado de servir carne americana no mês passado.
No seu restaurante em Pequim, Geng Xiaoyun costumava oferecer um prato especial de pés de frango assados com sal — ou “garras de fênix”, como são chamados na China — importados dos Estados Unidos. Com os preços subindo 30% desde março devido às tarifas, o dono teve que retirar a iguaria chinesa do cardápio.
LEIA TAMBÉM
Trump e Xi Jinping provavelmente conversarão em breve, diz funcionário da Casa Branca
Grupo de pequenas empresas pede que tarifas de Trump sejam suspensas durante apelação
Tarifas colocam objetivos de duplo mandato do Fed em conflito, afirma dirigente
“Os pés de frango americanos são tão bonitos,” disse Xiaoyun. “Eles são macios, então têm um gosto ótimo. Os pés de frango chineses simplesmente não são tão bons.”
Geng agora pode obter pés de frango do Brasil ou da Rússia, mas segundo ele, não se comparam aos americanos. Ele guarda um pequeno estoque para si mesmo, mas espera poder servir suas garras de fênix americanas novamente.
“O preço dos pés de frango americanos vai baixar,” disse Xiaoyun, “desde que não haja grandes mudanças na situação política mundial.”
No entanto, a pausa de 90 dias nas tarifas, acordada pela China e pelos EUA em Genebra em maio, agora está ameaçada, já que ambos os lados acusaram um ao outro de violar os termos.
Na segunda-feira (2), o Ministério do Comércio da China respondeu à alegação do presidente Donald Trump de que o país “violou totalmente seu acordo”. O ministério apontou os recentes controles de exportação de chips de inteligência artificial dos EUA como ações que “prejudicam seriamente” o pacto de Genebra.
Enquanto o mundo espera e observa, os produtos agrícolas americanos têm desaparecido das lojas e restaurantes chineses, perdendo espaço para outras importações.
A carne bovina de qualidade do Departamento de Agricultura dos EUA foi um atrativo por anos no Home Plate, um restaurante de Pequim conhecido localmente por seu churrasco ao estilo americano. No entanto, a equipe disse que o restaurante parou de servir carne americana no mês passado.
Pratos como o hambúrguer “The Great American” são, agora, feitos com carne importada da Austrália. A carne australiana tem tarifa zero sob os termos do Acordo de Livre Comércio China-Austrália, embora a China mantenha o direito de impor um limite de salvaguarda sobre essas importações.
Liu Li, um fornecedor de carne no mercado Sanyuanli há três décadas, disse que as tarifas interromperam o fornecimento, aumentando o preço da carne dos EUA em 50% em comparação com antes da disputa tarifária.
“A carne dos EUA é mais gordurosa e saborosa,” disse Li. “É uma pena estarmos em uma guerra comercial. O preço alto é simplesmente insuportável.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Siga o Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC no Google News
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
CEO da Tupy chama tarifa de Trump de “embargo comercial” e alerta para prejuízos bilaterais
Novartis aposta em remédio contra câncer de mama como seu próximo blockbuster em vendas
“Lula deveria ficar calado e deixar a negociação para o Itamaraty”, diz ex-ministro da Fazenda
ByteDance, dona do TikTok, avalia a instalação de data centers no Ceará
Lula reage à tarifa de Trump em rede nacional: “chantagem inaceitável”