Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tarifas colocam objetivos de duplo mandato do Fed em conflito, afirma dirigente
Publicado 02/06/2025 • 15:01 | Atualizado há 2 semanas
Irã responde ataque de mísseis e lança 100 drones contra Israel; mercados oscilam
Por que Irã não bloqueará a artéria petrolífera do Estreito de Ormuz, mesmo com guerra com Israel se aproximando
Ministro da Defesa de Israel anuncia ‘situação especial’ após ataque israelense ao Irã
Quem se beneficia do projeto de lei “grande e bonito” de Trump depende em grande parte da renda. Crianças não são exceção.
Preços do petróleo sobem mais de 8% após ataques israelenses
Publicado 02/06/2025 • 15:01 | Atualizado há 2 semanas
KEY POINTS
Lorie K. Logan, do Federal Reserve Bank de Dallas, participa da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) no Edifício William McChesney Martin Jr. em Washington, D.C., realizada nos dias 30 e 31 de janeiro de 2024.
Federal Reserve / Flickr
As tarifas impostas pelos Estados Unidos colocam os objetivos de duplo mandato do Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano) em conflito, afirmou a presidente do Fed de Dallas, Lorie Logan. “Os riscos das tarifas são maior desemprego e maior inflação”, disse.
Durante evento nesta segunda-feira (2), Logan ressaltou que “as possíveis retaliações às tarifas dos EUA são tão importantes quanto as taxas em si”.
Para Logan, o maior risco é a consolidação de expectativas de uma inflação mais alta no curto prazo. Mesmo assim, ela destacou que o BC dos EUA “está bem posicionado para esperar e para sermos pacientes”. “A economia tem sido resiliente, apesar de incertezas, e o mercado de trabalho segue bem estável, embora a inflação ainda esteja acima da meta e tenha caído de maneira devagar”, declarou.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial
Fed pode cortar juros se tarifas forem reduzidas nos EUA
Presidente do Fed de São Francisco diz que ainda é cedo para avaliar impacto de tarifas nos EUA
Logan disse que é preciso observar uma ampla gama de indicadores. “Precisamos olhar mais dados de grande frequência. Com um cenário econômico com constantes mudanças, os dados podem ter atrasos significativos.” A presidente do Fed de Dallas reforçou que sua atenção está voltada, atualmente, para inflação, expectativas de inflação e mercado de trabalho.
Sobre tecnologia, a presidente do Fed de Dallas afirmou que “uma pesquisa interna nos mostrou que, entre 400 empresas do nosso distrito, 40% já utilizam inteligência artificial (IA). A maioria usa a tecnologia para análise de dados e atendimento ao cliente”. Para o médio prazo, “IA é muito importante para nós, mas o impacto sobre o emprego ainda é baixo”.
No setor energético, a Logan alertou que com a queda nos preços do petróleo, “há o risco de menor produção e investimento em capital por parte das empresas de energia”. Em infraestrutura, enfatizou a necessidade de “garantir que nosso sistema de pagamentos instantâneos, o FedNow, esteja disponível e acessível para todos os bancos do país, de todos os tamanhos, antes de lançarmos”.
Por fim, Logan ressaltou o aumento dos riscos geopolíticos e que, assim como as políticas nacionais, o Fed precisa entender como esse conjunto de fatores deve afetar a economia norte-americana.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Irã responde ataque de mísseis e lança 100 drones contra Israel; mercados oscilam
Aiatolá Khamenei promete “punição severa” a Israel após ataque ao Irã
Brasil condena ataque aéreo de Israel ao Irã e alerta para risco de conflito generalizado
Bets ilegais são usadas por 3 em cada 4 apostadores no Brasil, aponta pesquisa
Hezbollah alerta Israel: ataques ao Irã "ameaçam incendiar a região"