CNBC
Elon Musk

CNBC Musk chama projeto de Trump de “escravidão da dívida” e propõe fundar novo partido nos EUA

Tarifas do Trump

‘Pausa’ na guerra comercial com a China continua a alimentar incertezas, atrasos e preços elevados

Publicado 16/05/2025 • 20:17 | Atualizado há 2 meses

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Quando o governo Trump impôs tarifas de 145% à China, os setores de transporte marítimo e logística desaceleraram.
  • Agora, eles estão lidando com o problema oposto: um aumento repentino.
  • A decisão do governo de "pausar" as tarifas elevadas por 90 dias fez com que as empresas corressem para receber pedidos antes que a janela se fechasse.

Unsplash

Quando o governo Trump impôs tarifas de 145% à China, os setores de transporte marítimo e logística desaceleraram. Agora, eles estão lidando com o problema oposto: um aumento repentino.

A decisão do governo de “pausar” as tarifas elevadas por 90 dias fez com que as empresas corressem para receber pedidos antes que a janela se fechasse.

Pessoas com conhecimento do assunto dizem que a ameaça agora são portos congestionados, atrasos e tarifas altíssimas de transporte e caminhões.

“O único risco que se pode imaginar é que, em junho e julho, haja uma enxurrada de mercadorias, uma tonelada de contêineres chegando e não haja capacidade suficiente para executá-los”, disse Paul Brashier, vice-presidente de cadeia de suprimentos global da ITS Logistics. “E então o que acontece?”

Desde a Covid, os portos melhoraram na gestão do tráfego, mas o setor da cadeia de suprimentos ainda prevê gargalos e restrições de capacidade, especialmente no transporte rodoviário.

Todo esse sobe e desce está dando um choque no setor. O transporte rodoviário estava apenas saindo de uma recessão de três anos no setor de frete, causada pela pandemia. Então, o presidente Donald Trump anunciou as tarifas.

Se os dois lados não conseguirem chegar a algum tipo de acordo nos próximos 90 dias, ou se as tarifas resultantes ainda forem altas demais para as empresas suportarem, o setor poderá enfrentar demissões.

“Quer dizer, 80% dos caminhoneiros votaram em Donald Trump em nossas pesquisas”, disse Craig Fuller, CEO da FreightWaves, uma provedora de notícias e dados do setor. “E eles são provavelmente os mais vulneráveis ​​nesta guerra comercial.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tarifas do Trump