Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Pix avança nos EUA com apoio de gigante de pagamentos, apesar dos ataques de Trump
Publicado 24/07/2025 • 08:41 | Atualizado há 2 meses
Primeiro-ministro perde voto de confiança no Parlamento da França
Dan Ives será presidente de empresa que comprará Worldcoin, apoiada por Sam Altman, para seu tesouro corporativo
Para especialistas, impacto da IA na força de trabalho ainda é ‘pequeno’, mas não é ‘zero’
Gigantes de private equity avançam sobre Wall Street em meio à guerra global por talentos
Volkswagen mira liderança na Europa com aposta em veículos elétricos acessíveis
Publicado 24/07/2025 • 08:41 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O Pix continua ganhando terreno internacional, mesmo diante dos ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que recentemente criticou o sistema brasileiro de pagamentos. Nesta quarta-feira (23), a norte-americana Verifone, gigante do setor de meios de pagamento, lançou oficialmente o Pix no varejo físico dos Estados Unidos, por meio de uma parceria com a fintech PagBrasil.
O sistema já era usado por turistas brasileiros em algumas operações com chaves Pix vinculadas a lojistas brasileiros no exterior, mas agora poderá ser oferecido diretamente por varejistas norte-americanos, com integração às maquininhas da Verifone, que opera com mais de 75% dos grandes varejistas dos EUA e movimenta mais de US$ 8 trilhões ao ano.
“O lançamento do Pix nos EUA representa um divisor de águas para o varejo em destinos como Flórida e Nova York”, afirmou Madhu Vasu, vice-presidente sênior de produtos globais da Verifone.
A operação segue o mesmo modelo do Brasil. O lojista digita o valor da compra em dólares, e a maquininha gera um QR Code de Pix. O consumidor brasileiro escaneia o código pelo aplicativo do banco e vê o valor convertido em reais, com o câmbio do momento e já com IOF de 3,5% embutido. O pagamento é confirmado em segundos, e o valor entra na conta do comerciante em tempo real.
Segundo a Verifone, além da praticidade, o Pix também tem custo mais baixo para os varejistas: 2% por transação, contra uma faixa de 2% a 3% mais taxas fixas cobradas pelos cartões de crédito internacionais.
O lançamento nos EUA faz parte de uma estratégia voltada ao crescimento do turismo brasileiro no país, especialmente com a expectativa de alta no fluxo de visitantes com a Copa do Mundo de 2026. Em média, 1,9 milhão de brasileiros visitam os EUA todos os anos, número que tende a crescer.
Nos últimos meses, o Pix também se expandiu para outros mercados turísticos. Em Portugal, o sistema foi integrado em 2023 pelo Braza Bank e pela adquirente Unicre. Na Argentina, o Mercado Pago já aceita pagamentos por Pix desde o início de 2024. E na Colômbia, a fintech Dock fornecerá infraestrutura para o Bre-B, sistema de pagamentos instantâneos do país inspirado no Pix e previsto para estrear no segundo semestre deste ano.
Mesmo sob críticas do governo Trump, que vê no Pix uma ameaça à hegemonia do sistema financeiro americano, empresas seguem apostando no modelo brasileiro como alternativa eficiente, segura e barata para o comércio internacional.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
China adota modelo de torres duplas em usina solar para ampliar produção de energia
Leonardo anuncia compra da Iveco Defence por R$ 10 bilhões
Café brasileiro tenta entrar em lista de exceções às tarifas dos EUA
IA revoluciona o mercado de publicidade; líderes do setor explicam como acontece
Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam