Donald Trump.

CNBC Trump pode fazer mudanças radicais no Departamento de Estado dos EUA, segundo documento obtido pela CNBC

Tarifas do Trump

Presidente do Fed de Chicago: tarifas de Trump podem inflar artificialmente a atividade econômica

Publicado 20/04/2025 • 16:27 | Atualizado há 3 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, disse neste domingo (20) que as tarifas do presidente Donald Trump estão fazendo com que empresários dos EUA estoquem inventários.
  • "Compras preventivas" por empresas, assim como por consumidores, de itens de alto valor a preços pré-tarifas podem causar um nível "artificialmente alto" de atividade econômica, disse o banqueiro central.
  • Esse aumento temporário pode ser seguido por uma queda correspondente no verão americano, disse Goolsbee.
O presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee

O presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee

Federal Reserve Bank of Chicago

Empresários e CEOs já estão estocando inventário, e alguns consumidores americanos estão fazendo “compras de pânico” de itens de alto valor, antecipando as tarifas do presidente Donald Trump. O repentino aumento nas compras pode causar um nível “artificialmente alto” de atividade econômica, disse o presidente do Banco da Reserva Federal de Chicago, Austan Goolsbee.

“Esse tipo de compra preventiva é provavelmente ainda mais pronunciado no lado empresarial”, disse Goolsbee ao programa “Face The Nation” da CBS no domingo, acrescentando: “Ouvimos muito sobre a construção preventiva de inventários que poderiam durar 60 dias, 90 dias, se houvesse mais incerteza.”

Empresas estocando inventário e consumidores acelerando suas decisões de compra — comprando um iPhone da Apple agora, por exemplo, em vez de esperar até o outono — podem inflar a atividade econômica dos EUA em abril e levar a uma desaceleração nos próximos meses, sugeriu Goolsbee.

“A atividade pode parecer artificialmente alta no início e, no verão, pode cair — porque as pessoas já compraram tudo”, disse ele.

Os setores afetados pelas tarifas de Trump, particularmente a indústria automobilística, são os mais propensos a estocar inventário agora, antes que as taxas de importação sobre bens de outros países possam aumentar ainda mais, disse Goolsbee. Muitas peças de automóveis, componentes eletrônicos e outros itens de consumo de alto valor são fabricados na China, por exemplo, que atualmente enfrenta uma taxa tarifária total de 145% sobre bens importados para os Estados Unidos.

As tarifas de Trump sobre uma série de outros países estão atualmente em uma pausa de 90 dias, com uma taxa tarifária base de 10% aplicada a todos os bens importados de forma geral. A pausa deve expirar em 9 de julho, com Trump divulgando uma série de negociações de taxas com líderes estrangeiros entre agora e então.

“Não sabemos, 90 dias a partir de agora, quando eles revisarem as tarifas, não sabemos quão grandes elas serão”, disse Goolsbee.

Alguns empresários dos EUA que compram bens fabricados na China dizem que já não podem pagar por pedidos urgentes de inventário. Matt Rollens, proprietário e CEO da empresa de utensílios de bebida inovadores Dragon Glassware, com sede em Granite Bay, Califórnia, diz que está mantendo temporariamente seus produtos na China, porque pagar a taxa de 145% o forçaria a aumentar os preços ao consumidor em pelo menos 50%, provavelmente secando a demanda dos clientes.

Rollens tem estoque suficiente nos EUA para durar aproximadamente até junho e espera que as tarifas sejam revertidas até lá, disse ele à CNBC Make It em 11 de abril.

Além da incerteza de curto prazo e da dor financeira, Goolsbee, do Fed, expressou otimismo sobre as perspectivas econômicas de longo prazo do país.

“Se conseguirmos superar isso, é importante lembrar: os dados concretos que chegaram em abril foram muito bons. A taxa de desemprego estava em torno do pleno emprego constante, a inflação estava caindo”, disse ele. “É apenas um desejo das pessoas expressando que não querem voltar a 2021 e 2022, em um momento em que a inflação estava realmente saindo do controle.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tarifas do Trump