Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Proprietárias de pequenas empresas estão mais preocupadas do que homens com as tarifas de Trump
Publicado 09/05/2025 • 16:14 | Atualizado há 8 meses
Principais analistas de Wall Street estão confiantes em três ações para o longo prazo; saiba quais são
Inabaláveis: por que as ações brasileiras ignoraram o ataque à Venezuela?
Pequenas empresas desafiam gigantes da tecnologia no “próximo grande negócio” da IA
O desafio de Warren Buffett: a pergunta que ele fazia a estudantes pode mudar seu futuro financeiro
Disney domina as bilheterias de 2025 e deve manter a coroa em 2026
Publicado 09/05/2025 • 16:14 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
A incerteza econômica afeta a todos, mas novos dados mostram que as proprietárias mulheres de pequenas empresas estão sentindo a pressão de forma mais aguda.
Unsplash
A incerteza econômica afeta a todos, mas novos dados mostram que as proprietárias de pequenas empresas estão sentindo a pressão de forma mais aguda. Esse crescente desconforto não é apenas uma reação às manchetes; reflete preocupações reais com a inflação, a volatilidade do mercado e a viabilidade dos negócios a longo prazo. E está moldando a forma como as mulheres veem a economia e seu futuro financeiro em um momento em que elas estão abrindo negócios em taxas recordes e desempenham um papel cada vez mais crítico na formação das economias locais.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária
Pequenas empresas americanas se preparam para a recessão com tarifas de Trump
Na última Pesquisa de Pequenas Empresas do 2º Trimestre de 2025 da CNBC|SurveyMonkey, as proprietárias de pequenas empresas são mais propensas do que seus colegas homens a expressar desconforto com a economia atual, desde o risco de inflação e aumento de custos até preocupações com uma recessão iminente. Embora a propriedade de pequenas empresas seja frequentemente associada ao otimismo e à autossuficiência, essas descobertas sugerem que, para muitas mulheres, o cenário econômico atual parece incerto, senão insustentável.
Embora muitos proprietários de pequenas empresas do sexo masculino relatem confiança no futuro, suas colegas do sexo feminino sentem o contrário. Quando questionadas sobre a situação econômica, apenas uma em cada cinco (21%) proprietárias de pequenas empresas afirma que a economia está “excelente” ou “boa”, em comparação com 34% dos homens. Em linha com esse mesmo sentimento, elas são mais propensas a acreditar que os EUA estão caminhando para uma recessão (76% contra 67%) e a citar a inflação como um risco para seus negócios (27% contra 22% dos homens).


Essa diferença de sentimento não se deve apenas a uma diferença de humor, mas também a uma diferença de experiência. Pouco mais de dois terços (69%) das mulheres proprietárias de pequenas empresas admitem que se sentem estressadas com as finanças de seus negócios atualmente, em comparação com pouco mais da metade (55%) dos homens.

Os dados ilustram que a disparidade de gênero no sentimento também se estende à forma como as proprietárias de pequenas empresas veem o governo atual. Quando questionadas se aprovam a presidência de Trump até o momento, apenas 39% das proprietárias de pequenas empresas expressam aprovação, em comparação com 54% dos homens. Quando se trata de tarifas, a diferença é semelhante. 63% das proprietárias de pequenas empresas se opõem às tarifas do presidente, em comparação com 48% dos homens.
Essa visão mais negativa provavelmente reflete tanto as pressões reais que as proprietárias de pequenas empresas enfrentam quanto as realidades mais amplas de como diferentes grupos vivenciam a política econômica. Nossos dados também afirmam que as proprietárias de pequenas empresas são mais propensas a se identificar como democratas, adicionando complexidade à interação entre o sentimento político e econômico.
Apenas 3 em cada 8 aprovam o presidente Trump, enquanto 5 em cada 8 desaprovam suas tarifas.

O desconforto expresso pelas proprietárias de pequenas empresas não significa pessimismo; em vez disso, destaca uma perspectiva diferenciada, moldada por experiências vividas e uma profunda consciência da dinâmica econômica. As mulheres possuem mais de 12 milhões de pequenas empresas nos EUA, contribuindo significativamente para a economia do país. Elas também estão abrindo negócios em taxas recordes, impulsionando o crescimento das economias locais e moldando o futuro do trabalho.
Suas perspectivas, especialmente em períodos de incerteza econômica, oferecem insights inestimáveis sobre os desafios enfrentados por um segmento substancial da comunidade empresarial.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
2
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
3
Que horas estreia ‘O Cavaleiro dos Sete Reinos’, série derivada de ‘Game of Thrones’?
4
Instabilidade no app do FGC atrasa pedidos de indenização de investidores do Banco Master
5
CSN prepara venda de ativos para desalavancar até R$ 18 bilhões em 2026