Secretário do Tesouro, Bessent, diz que China e EUA têm “oportunidade para um grande acordo” no comércio
Publicado 23/04/2025 • 13:04 | Atualizado há 5 horas
Empresas americanas desembolsaram milhões para a posse de Trump. Agora, ele está destruindo muitos de seus negócios
Trump quer que as montadoras transfiram a produção de veículos para os EUA. Não é tão simples assim
5 citações: Elon Musk sobre cronograma de robotáxis, robôs Optimus, tarifas, energia e o futuro da Tesla
A ‘regra simples’ de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil
CEO da OpenAI, Sam Altman deixa cargo de presidente do conselho da Oklo
Publicado 23/04/2025 • 13:04 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
Secretary of the Treasury Scott Bessent is seen outside the West Wing of the White House in Washington DC on Monday April 7, 2025. (Photo by Aaron Schwartz/Sipa USA)
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou na quarta-feira (23) que “há uma oportunidade para um grande acordo aqui” sobre questões comerciais entre os Estados Unidos e a China.
“Se eles querem se reequilibrar, vamos fazer isso juntos”, disse Bessent durante uma apresentação no Instituto de Comércio Internacional e Finanças em Washington, D.C.
Leia mais
“Esta é uma oportunidade incrível. Acho que se o fundador da Bridgewater, Ray Dalio, escrevesse algo, ele poderia chamar de um belo reequilíbrio.”
Dalio, em 13 de abril, disse à NBC News que estava preocupado que as políticas tarifárias e econômicas do presidente Donald Trump ameaçassem a economia mundial, potencialmente a ponto de “algo pior do que uma recessão”.
Trump impôs tarifas altíssimas à China, de 145%. Pouco antes do discurso de Bessent na quarta-feira, o The Wall Street Journal noticiou que o governo Trump estava considerando reduzir essas tarifas para entre 50% e 65%, o que ainda seria extremamente alto, em termos relativos.
Bessent, em seu discurso ao IITF, delineou o que chamou de “um plano para restaurar o equilíbrio do sistema financeiro global e das instituições destinadas a sustentá-lo”, especificamente o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.
“O FMI e o Banco Mundial têm valor duradouro”, disse Bessent. “Mas a expansão da missão desviou essas instituições do curso. Precisamos implementar reformas essenciais para garantir que as instituições de Bretton Woods estejam servindo às suas partes interessadas — e não o contrário.”
Ele afirmou que “escolhas políticas intencionais de outros países esvaziaram o setor manufatureiro dos Estados Unidos e minaram nossas cadeias de suprimentos essenciais, colocando em risco nossa segurança nacional e econômica.
“O presidente Trump tomou medidas enérgicas para lidar com esses desequilíbrios e os impactos negativos que eles têm sobre os americanos.
Este status quo de desequilíbrios amplos e persistentes não é sustentável. Não é sustentável para os Estados Unidos e, em última análise, não é sustentável para outras economias.
Bessent criticou o Banco Mundial por emprestar a países que apresentaram crescimento econômico acelerado, incluindo a China.
Ele sugeriu que o banco parasse de emprestar à China.
“O Banco Mundial continua a emprestar todos os anos a países que atenderam aos critérios para se desvincular dos empréstimos do Banco Mundial”, disse Bessent.
“Não há justificativa para essa continuidade dos empréstimos. Isso desvia recursos de prioridades mais altas e impede o desenvolvimento de mercados privados. Também desincentiva os esforços dos países para abandonar a dependência do Banco Mundial e avançar para um crescimento rico em empregos e liderado pelo setor privado.”
Bessent acrescentou: “No futuro, o Banco deve estabelecer prazos firmes para a graduação para os países que já atendem aos critérios de graduação há muito tempo. Tratar a China — a segunda maior economia do mundo — como um ‘país em desenvolvimento’ é absurdo.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Mercado de smartphones na China cresce 3,3% no 1º tri; Xiaomi retoma liderança e Apple perde espaço
EUA x CHINA: Líder nos smartphones na China e mirando a Tesla, Xiaomi apresenta sua super fábrica que monta um carro a cada 76 segundos
Goldman Sachs prevê melhora no valuation da JBS com possível listagem dupla nos EUA
Elon Musk: "Tesla é a montadora menos afetada com relação às tarifas"
53% dos empreendedores investem em cursos e capacitações para aprimorar seus negócios, mostra pesquisa da Serasa Experian