Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Tarifa de 50% torna inviável manter exportações aos EUA”, diz presidente da Abraciclo
Publicado 16/07/2025 • 22:01 | Atualizado há 6 horas
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
Ações da ASML caem após gigante dos chips dizer que não pode confirmar crescimento em 2026
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Publicado 16/07/2025 • 22:01 | Atualizado há 6 horas
KEY POINTS
Apesar do crescimento da produção e das vendas no primeiro semestre de 2025, a indústria brasileira de motocicletas acompanha com preocupação o cenário internacional. O governo dos Estados Unidos anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, medida que, segundo representantes do setor, poderá afetar diretamente as exportações e importações entre os dois países.
“Com a tarifa de 50% realmente fica muito inviável continuar com o volume que temos hoje”, afirmou Marcos Bento, presidente da Abraciclo, entidade que representa os fabricantes de motocicletas, ciclomotores, motonetas e similares no Brasil, em entrevista ao Radar, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
Bento destacou que os Estados Unidos são o terceiro maior destino das exportações brasileiras do setor, atrás apenas de Argentina e Colômbia. Segundo ele, o mercado americano é estratégico para manter a competitividade da produção nacional. Os fabricantes brasileiros exportam modelos específicos para os EUA, o que exige adequação tecnológica e de qualidade.
Leia mais:
Produção de motocicletas supera 1 milhão de unidades no primeiro semestre, diz Abraciclo
Número de mulheres motociclistas no País cresce 65% e chega a 10 milhões
De acordo com Bento, o setor ainda não recebeu informações oficiais sobre os critérios da nova tarifa. “Não temos parâmetros oficiais para cálculo, de como será a cobrança desses impostos, se será na origem ou no destino”, afirmou. A ausência de definições jurídicas e fiscais impede que as empresas façam análises de impacto mais detalhadas.
A Abraciclo também expressa preocupação com o efeito da tarifa sobre a importação de peças e componentes dos Estados Unidos. Bento mencionou ainda o risco de pressão sobre o câmbio, com efeitos mais amplos sobre toda a cadeia produtiva. Ele afirmou que há “um momento de apreensão e também de falta de informação” entre os associados da entidade.
A medida anunciada pelo presidente Donald Trump deve entrar em vigor em 1º de agosto, caso não haja acordo entre os dois governos. Por enquanto, a indústria brasileira mantém os contratos de exportação já firmados e aguarda os desdobramentos diplomáticos.
Mesmo diante do cenário de incerteza, a Abraciclo mantém as projeções para o ano. A entidade estima uma produção de 1,8 milhão de unidades em 2025, com crescimento de 7,5% em relação ao ano anterior. A previsão para exportações também foi mantida: entre 35 mil e 36 mil unidades, o que representa uma alta de 6%.
Segundo Bento, o volume exportado não é expressivo no total da produção, mas o mercado norte-americano é relevante para a estratégia de expansão internacional da indústria. “Nossa preocupação é que, apesar de não ser um volume expressivo, é um mercado importante para que a gente mantenha esse volume de exportação”, disse.
A possível imposição da tarifa, no entanto, pode comprometer planos futuros. “Com certeza, investimentos para linhas específicas de exportação serão afetados”, declarou o presidente da Abraciclo. A entidade segue em contato com o governo brasileiro e com empresas associadas, buscando informações que permitam avaliar os próximos passos do setor.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
"Queremos negociação urgente", diz Alckmin sobre tarifa dos EUA
STF: Moraes decide que governo pode elevar IOF, mas sem cobrança sobre risco sacado
Aura Minerals levanta R$ 1 bilhão em oferta de ações nos EUA
Com investimento de R$ 6,5 mi, evento de cavalos árabes recebe o sheik do Catar, que vem pela primeira vez ao Brasil
Trump diz que Coca-Cola vai começar a usar açúcar de cana nos Estados Unidos