Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump ganha força entre pequenos negócios por economia e políticas, até entre democratas
Publicado 22/07/2025 • 16:44 | Atualizado há 2 meses
UE multa Google em R$ 18,75 bilhões em meio a tensões comerciais nos EUA
Starbucks investe para que suas cafeterias sejam mais acolhedoras — e acessíveis
No primeiro mês do tarifaço, criação de vagas de emprego nos EUA cai e desemprego aumenta
OpenAI prepara plataforma de empregos com IA que pode desafiar o LinkedIn
BMW aposta em software e valor de marca para enfrentar Tesla e rivais chineses
Publicado 22/07/2025 • 16:44 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Foto: JACQUELYN MARTIN/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Costuma-se dizer que a realidade econômica na Main Street não condiz com o clima em Wall Street, mas, neste momento, os proprietários de pequenas empresas estão acompanhando o mercado com maior confiança após um início conturbado em 2025.
Após um declínio significativo na confiança das pequenas empresas no segundo trimestre, em meio aos pronunciamentos sobre a política tarifária do presidente Trump, quase metade dos proprietários de pequenas empresas (46%) agora afirma que a economia está “excelente” ou “boa”, ante 30% no segundo trimestre, de acordo com a Pesquisa Trimestral de Pequenas Empresas da CNBC|SurveyMonkey.
A melhora do sentimento se estende a todos os partidos, com 24% dos proprietários de pequenas empresas democratas descrevendo a economia como boa ou excelente, ante 8% no segundo trimestre. Houve um aumento semelhante entre os proprietários de pequenas empresas republicanos, com 67% tendo uma visão positiva da economia, 15 pontos percentuais a mais que no trimestre anterior.
O Índice de Confiança de Pequenas Empresas da CNBC | SurveyMonkey subiu para 56, de 51 no trimestre anterior — a menor pontuação de Trump nesta pesquisa, exceto durante o surto de Covid em seu primeiro mandato. A maior variação foi entre os democratas, cujo sentimento melhorou de 33 para 41 no trimestre anterior. A confiança dos republicanos permaneceu estável em 68 trimestre após trimestre, enquanto a dos independentes, com 47, ficou próxima à do trimestre anterior (45).
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial
EUA em compasso de espera: economia estagnada irrita Trump, que volta a pressionar o Fed
“Pequenos empresários que se identificam como democratas relatam o maior aumento no sentimento”, disse Sam Gutierrez, Pesquisador Sênior da SurveyMonkey. “Eles estão muito mais otimistas em relação às condições dos negócios em comparação com o trimestre anterior. O otimismo também parece estar aumentando entre os empresários republicanos: menos pessoas agora acreditam que o país está caminhando para uma recessão.”
O público da pesquisa é uma amostra representativa da comunidade de pequenos negócios nos EUA, que se inclina para o conservadorismo na identificação política. A pesquisa online foi realizada pela SurveyMonkey de 7 a 10 de julho de 2025 com uma amostra nacional de 1.900 pequenos empresários autodeclarados com 18 anos ou mais.
A melhora do sentimento se traduziu em maior aprovação ao presidente Trump, com a confiança entre os proprietários de pequenas empresas em sua condução da presidência aumentando de 48% no segundo trimestre para 57% neste trimestre, embora a divisão partidária permaneça ampla, com 90% dos republicanos expressando apoio e apenas 18% dos democratas.
Na maioria dos indicadores básicos de confiança empresarial, os números aumentaram: 44% descrevem as condições atuais dos negócios como boas, ante 36% no trimestre anterior. Mais da metade (51%) das pequenas empresas espera um aumento nas vendas nos próximos 12 meses, ante 41% no segundo trimestre. Vinte e oito por cento afirmam que aumentarão o quadro de funcionários nos próximos 12 meses, ante 22% no segundo trimestre.
Ao mesmo tempo, uma porcentagem crescente de proprietários de pequenas empresas, especialmente entre as gerações Z e millennials, está utilizando mais a IA e percebendo rapidamente um impacto positivo nos negócios, e espera menos contratações ao longo do tempo como resultado.
Os temores econômicos não desapareceram completamente. De fato, as preocupações com recessão e tarifas permanecem elevadas entre a maioria dos proprietários de pequenas empresas. Mas estão diminuindo. Aqueles que acreditam que o país está caminhando para uma recessão agora são 61%, abaixo dos 70% do segundo trimestre. Menos proprietários de pequenas empresas afirmam ter sido afetados por tarifas ou serão no futuro, uma queda de 66% no segundo trimestre para 59% agora.
Menos proprietários de pequenas empresas agora citam as tarifas como seu maior risco, uma queda de 17% no segundo trimestre para 10% neste trimestre. A inflação continua sendo a maior preocupação dos proprietários de pequenas empresas, com pouco mais de um em cada cinco (22%) citando o aumento dos preços como seu maior risco para os negócios, seguido pela demanda do consumidor (18%).
“Os proprietários de pequenas empresas estão se sentindo mais seguros em geral. À medida que os temores sobre o impacto das tarifas diminuem, estamos vendo uma recuperação no sentimento empresarial após uma queda acentuada no último trimestre”, disse Gutierrez.
Mas, à medida que os temores em relação à política comercial diminuem, as preocupações com a demanda do consumidor na Main Street se igualam às preocupações de Wall Street. O Goldman Sachs, por exemplo, esperava que a economia americana desacelerasse notavelmente devido a tarifas e inflação, e seu impacto sobre os gastos do consumidor. “Mesmo um aumento pontual de preços consumirá a renda real, em um momento em que as tendências de gastos do consumidor já parecem instáveis”, escreveu o economista-chefe do Goldman, Jan Hatzius, em nota a clientes.
Os dados da pesquisa estão próximos dos do primeiro trimestre, após a reeleição de Trump, mas antes de ele revelar as políticas tarifárias que abalaram o mercado e geraram incerteza generalizada entre as empresas em abril. Agora, as opiniões sobre as políticas governamentais também estão tendendo para uma direção positiva:
No último trimestre, 44% dos empresários esperavam que as regulamentações governamentais nos próximos 12 meses tivessem um impacto negativo em seus negócios. Esse número caiu para 36%.
As opiniões sobre a política comercial também melhoraram, com 40% dos empresários afirmando que ela terá um impacto negativo no próximo ano, abaixo dos 51% que tinham essa opinião no último trimestre.
E com a aprovação do projeto de lei de impostos e gastos do presidente Trump, a porcentagem de proprietários de pequenas empresas que disseram que a política tributária no próximo ano seria negativa caiu de 37% para 32%.
Mesmo com a melhora nos números entre os proprietários de pequenas empresas, o apoio à política tarifária permanece fortemente dividido entre os partidos. Oitenta e um por cento dos entrevistados republicanos apoiam a política tarifária de Trump, enquanto 87% dos democratas se opõem. Proprietários de pequenas empresas que se identificam como independentes estão muito mais próximos dos democratas na questão das tarifas, com 71% se declarando contra.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Do imóvel físico ao ativo digital: especialista aponta como a tokenização transforma o setor imobiliário
Ordem de Trump aumenta impactos da Lei Magnitsky sobre bancos brasileiros
Final do US Open entre Sinner e Alcaraz tem ingressos mais caros da história do tênis
Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam
Café brasileiro tenta entrar em lista de exceções às tarifas dos EUA